quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Alongamento axial e Higiene discal

Higiene discal é um conceito que eu conheci através de Blandine Calais (Anatomia Para o Movimento) que ela resume em três noções com o mesmo objetivo: permitir o bem estar discal (falamos do disco intervertebral).

A descarga - o posicionamento da coluna em situações que não sobrecarreguem o disco. Deitar no solo é uma situação de descarga completa. Durante uma flexão para frente apoiar as mãos em uma cadeira ou outra superfície firme é uma forma de descarga parcial. A mesma ação com os braços soltos ou carregando qualquer peso, por sua vez, é uma situação de grande carga para o disco.

O alinhamento longitudinal - consiste em reduzir as zonas de curvatura da coluna (mantendo as curvas naturais) para conseguir uma regularidade na espessura de todos os discos.

O alongamento logitudinal - tracionar a coluna com intuito de ampliar o espaço (muito sutilmente) entre as plataformas vertebrais conseguindo uma reintegração do núcleo ao seu centro no interior do ânulo fibroso.

O Alongamento axial é o segundo princípio da Polestar Pilates (também utilizado em outras linhas, mas com papel de destaque nessa escola). Diz respeito à criação de espaço articular, não apenas na coluna mas em todas as articulações, com o intuito de permitir a mobilização segmentar saudável livre de deslizamentos e compressões que podem gerar patologias.

Ambos os termos falam do mesmo conceito: descompressão!
Atitude que, associada ao movimento em diferentes amplitudes, estimula a lubrificação articular através da secreção da sinóvia ( o lubrax 4 do corpo) além de permitir movimentos l i n d o s !!!!!
Falaremos mais sobre esse assunto. Beijos e bom feriado.
(Imagem: As Três Dançarinas, Picasso, 1925.)

3 comentários:

GUGA ALAYON disse...

muito legal as dicas, sil. Estou adorando.
Ando sem tempo pra respirar, imagine então respirar certo.
Nos falamos, querida.
Beijão e parabéns

Silvia Gomes disse...

Oi Guga, bem vindo! Estou ainda em fase experimental ehehehe! Preciso chegar numa linguagem comum à instrutores e pessoas que queiram uitlizar as dicas no cotidiano. Vamos ver se chego lá! Beijos.

GUGA ALAYON disse...

já chegou!

Minha foto
Sampa, SP, Brazil
Mulher, mãe, professora de Ed. Física, instrutora de Pilates, uma apaixonada pelo movimento: o meu, o seu, o de todos nós, o de todas as coisas..