quarta-feira, 28 de maio de 2008

A importância de uma posição inicial bem definida nos exercícios.

Oi pessoal!

A posição inicial é fundamental em qualquer exercício que for sugerido para um aluno, não importa o plano, a cadeia, o desafio!

Ela é a referência da situação inicial que o corpo irá assumir no espaço para dar início ao movimento e o registro mental do local para onde o corpo irá retornar após a execução do mesmo. Mesmo que façamos um exercício de forma mais contínua, é importante que exista este ponto de passagem.

Na foto, Lídia estava fazendo uma flexão lateral. Quisemos incluir um alongamento de adutores associado a esta flexão. No entanto, quando sentada diretamente sobre o trapézio, o movimento de flexão não estava saindo de uma forma adequada.
Como a posição inicial neste caso era sentada fomos observar como estava a descarga de peso nos ísquios, pois era ela quem permitiria a oposição do crânio e consequente alongamento axial de toda a coluna.

Diretamente sentada sobre o trapézio, não era possível para Lídia apoiar seus ísquios adequadamente. Tínhamos então algumas possibilidades entre elas, desistir da posição inicial ou buscar uma alternativa.

O simples fato de inserirmos um pequeno suporte sobre os íquios permitiu que estes encontrassem sua descarga de peso, pois o alongamento imposto aos adutores foi reduzido.
Estar sentada era cômodo - mantendo ainda um desafio de alongamento mais adequado a sua organização - e o foco na mobilidade da coluna torácica e vértebras correspondentes pode ser mantido.

A posição inicial definida indica para o aluno aonde ele está e para onde ele deve voltar (ou passar claramente) durante a execução do exercício.

É isso aí! Expeirmentem e me contem.

Beijo, silvia.

3 comentários:

Anônimo disse...

PRôOOOOOO!!!
Que susto qdo vi a minha foto aqui.. Confesso que senti uma mistura de vergonha e orgulho.. ( esquisito, né?).
Vergonha, porque ainda falta muuuiito pra chegar onde eu desejo fazendo pilates ( estou aprendendo a ser fã de carteirinha) e orgulho porque sei que posso estar servindo de exemplo pra alguem, que como eu enfrenta as dificuldades motoras que o tempo descarrega...
Obrigada viu, PRô...
Obrigada pela paciencia, pelos ensinamentos e pelos meus resultados...
Beijos no coração.
Até terça!
Lidia Yamana

GUGA ALAYON disse...

Oi,Sil!
Ammeiiiii!
A Valentina ainda não recebeu, pois só recebi hoje.
Vc é uma graça.
bjs

Silvia Gomes disse...

Oi Guga, foi um prazer. Achei numa feira de livros lá em Ribeirão este final de semana e lembrei de vocês na hora.
Especialmente pela presença de vários artistas que vc gostava muito...
E aí? Tô querendo jogar um gamão mas tô achando que cê tá meio receoso de perder... vai encarar??
Beijos, sil.

Minha foto
Sampa, SP, Brazil
Mulher, mãe, professora de Ed. Física, instrutora de Pilates, uma apaixonada pelo movimento: o meu, o seu, o de todos nós, o de todas as coisas..