segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Um 2009 de cabeça erguida, literalmente!


Olá!

Gostaria de convidá-los a pensar na postura, de uma maneira geral, da mesma maneira que pensamos em emagrecimento, considerando que, em ambos os casos, não exista nenhuma disfunção ou patologia.


Se consumirmos mais alimentos do que precisamos em termos de gasto de energia, o excedente vira reserva em forma de gordura.

Quando queremos emagrecer sabemos que devemos gastar mais do que ingerimos para podermos consumir esta reserva.

Não existem muitos segredos.

Podemos balancear a alimentação, aumentar o gasto calórico com atividade física, mas tudo o que fizermos objetiva gastar mais e consumir menos.


Mas e o que a postura tem haver com isso?

Vamos pensar de uma maneira geral o que nos chamaria a atenção em uma pessoa idosa, o que fugiria aos padrões normais?

Uma bonita postura, por exemplo? Peito aberto, cabeça erguida, ombros relaxados...


Em geral os idosos e muitos adultos não se apresentam assim.

A tendência da coluna vertebral com o tempo é aumentar sua cifose cada vez mais o que nos faz encurvar, encolher.

Além da própria estrutura da coluna apresentar esta tendência, o cotidiano e a sociedade nos encaminham para isso: muito tempo sentado em frente da TV, do computador, dirigindo...


Melhorar a postura é um ato parecido com o de emagrecer: todos sabem e podem fazer.

È claro que uma orientação profissional facilita e estimula muito todo o processo, mas sabemos o caminho: estender a coluna, encostar mais na frente do corpo empurrando suavemente o peito para frente liberando a coluna para que possa crescer.


E se combinarmos: ingerir menos quantidade de alimento e de melhor qualidade e erguer cabeça, colocá-la sobre os ombros, deixar que levite como um balão.


É isso que eu desejo a todos em 2009: leveza, bem estar, peito aberto para o mundo, cabeça erguida, literalmente, para desbravar os desafios da vida.


Um grande beijo, um 2009 cheio de saúde, Silvia.

Minha foto
Sampa, SP, Brazil
Mulher, mãe, professora de Ed. Física, instrutora de Pilates, uma apaixonada pelo movimento: o meu, o seu, o de todos nós, o de todas as coisas..