quarta-feira, 30 de abril de 2008

Pilates na gestação.


Pessoal, esta semana fiz uma sessão de fotos com um fotógrafo maravilhosos chamado Fábio Heinzereder.

A modelo estava linda com um barrigão de quase 9 meses completos.

Foi super bacana!

Vou deixar uma foto aqui para vocês babarem e quando voltar do Fitness Brasil - vou fazer um curso de 3 dias com a Inélia e paticipar de um fórum que vai acontecer por lá sobre Pilates - escreverei sobre as imagens.

Beijo, até lá!

terça-feira, 15 de abril de 2008

Expirar, conectar, expandir - Inspirar, relaxar, recolher.

Essa relação entre conexão com expansão e afrouxamento com recolhimento tem sido uma dica muito útil para os alunos nas aulas.
Existe uma tendência geral, inclusive consta na apostila da Polestar, de que a inspiração facilita a extensão e, por sua vez, a expiração facilita a flexão.
Em relação à coluna, é muito fácil notarmos e vivenciarmos a expiração facilitando os enrolamentos: imagine um rolamento de coluna com assistência das molas. Dá para imaginar essa gostosa flexão sem shhhhhh..., esvaziar o ar dos pulmões?

Tenho estimulado os alunos, entretanto, a incorporar essa idéia em vários momentos da aula em que se trabalha com a coluna neutra com dissociação de membros. Vamos pensar em membros inferiores.

Exemplo1:
Série de pernas com molas (prancha ou Trapézio) ou cordas na Reformer.

Quando afastamos as pernas estendendo o quadril a tendência da coluna é entrar em extensão. Para facilitar o ajuste que garante a neutra (na realidade um sutil movimento no sentido da flexão, que simplesmente impede a extensão) vamos expirar e conectar o centro (ativando transverso, oblíquos, assoalho pélvico, todo o pessoal do core), mantendo o tronco fechado / conectado na frente (espaço entre cristas ilíacas e costelas mantido).
Quando as pernas sobem, aproximando-se do centro, a coluna tende a flexionar. Vamos então inspirar suavemente, afrouxando a articulação, relaxando o centro e permitindo que os multífidos e demais eretores espinhais atuem garantindo a neutra (na realidade um sutil movimento no sentido de extensão que simplesmente impede a flexão). Mandamos (mantemos) os ísquios para baixo limitando o movimento pelos ísquio-tibiais.

Exemplo 2:
Série de pernas sentado na Cadeira.

Pernas sobem se aproximam do centro - ar entra - centro relaxa -quadris flexionam, cedem, permitem.
Pernas descem se afastando do centro – ar sai – centro é ativado - quadris estendem.

E assim, a medida que os alunos vão fazendo esta relação entre expiração/conexão quando os membros se afastam e inspiração/afrouxamento quando se aproximam, estes gestos vão ficando mais automatizados (no sentido da fase competente inconsciente) até que, Bingo!, esse expandir e recolher, conectar e relaxar, passam (ou voltam) a ser uma maneira natural de mover-se.
As articulações ganham espaço, relaxam, passam a mover-se sempre presevando o alongamento axial e, consequentemente, sua saúde.

É claro que sempre é possível alterar a respiração como forma de desafio , mesmo porque é importante saber manter a conexão, estabilizar a coluna, em situações funcionais as mais diversas.

Estamos apenas sugerindo possibilidades didáticas que facilitem a tomada de consciência corporal e organização de movimento por nossos alunos.

Experimentem e me contem. Beijos.
Minha foto
Sampa, SP, Brazil
Mulher, mãe, professora de Ed. Física, instrutora de Pilates, uma apaixonada pelo movimento: o meu, o seu, o de todos nós, o de todas as coisas..