sábado, 29 de maio de 2010

Kathlenn (Kathy) Stanford Grant : 1921 - 2010

Kathleen (Kathy) Grant faleceu esta semana, dia 27 de maio. Já tinha escutado falar de seu nome e visto algo no site da PMA, mas entrei em contato com seu trabalho através de uma matéria linda na revista Pilates Style.

Fucei a coleção e, felizmente, achei a Edição de janeiro/fevereiro de 2006. Kathy tinha, então, 84 anos e o tema da matéria era um de seus favoritos: os gatos.
Kathy foi da primeira geração de instrutores de Pilates aprendendo a disciplina diretamente com Joseph e praticando por mais de 50 anos. Os valores de Kathy eram completamente harmônicos com os do Método Pilates, em toda sua essência e abrangência, diz Alice Becker.

Segundo Kevin Bowen, Diretor de Educação da Peak Pilates, ela foi uma excelente professora, apaixonada por seu trabalho e com um imenso prazer em compartilhar seu conhecimento. Prova disso é que seu estúdio era dentro da New York University e, todos os alunos do programa de Dança da Tisch School of Arts desta Universidade, faziam aulas com ela durante todo o primeiro ano do programa.

Aproveitei o resgate da matéria para prestar uma homenagem a Kathy fazendo o que ela mais gostava: compartilhar seu conhecimento. Aproveitem!

CAT TALES
(Um jogo se palavras com cat e Kathy e tales e tayls. Cat é gato , tales significa contos e tayls significa cauda. Desta forma podem ser Contos de Gato, Contos de Kathy, Caudas de Gato e Caudas de Kathy. Muito bacana!)

A inspiração de Kathy Grant para criar variações em torno do exercício gato, além de sua admiração pelo animal, vinham do reconhecimento de que, muitos dos exercícios de MAT do Pilates, são em supino. Kathy via nos gatos uma alternativa para o corpo sair da posição supina e ter um momento de silêncio interno antes de entrar no repertório.

"Além disso, os gatos são um modo divertido e eficiente de alongar a coluna, mover os quadris e fazer transições entre os exercícios. As posições devem ser divertidas e trazer bem estar. Quando fizer os exercícios, lembre-se de ser criativo e usar sua imaginação.: todos os gatos são diferentes. Lembre-se disso."

Kathy gostava de dizer:”Você não pode fazer um gato ruim se você realmente visualizar que você é um gato. E, se você não gosta de gatos, seja um cachorro”.

Suas aulas no programa de Artes iniciavam em pé e iam progredindo para o trabalho deitado. O repertório de Kathy “Before the Hundred” (Antes do Hundred), estimulava o despertar da coluna, o fortalecimento do Core e o alongamento dos músculos encurtados.

Os alunos se concentravam enquanto Kathy marcava ritmos com os pés e dava vida à pitorescas imagens. Ela pedia aos estudantes que tivessem a mente livre, como se estivessem ouvindo música com fones, enquanto gentilmente rolavam a cabeça. “Seus olhos são pincéis pintando a parede”, era uma dica para ajudar a alinhar a cabeça durante os sit-ups.
Kathy também exercitava suas cordas vocais – os alunos falavam seus nomes, endereços, telefones como se fosse música lírica e, por vezes, assobiavam ou zumbiam. Esses truques, desenvolvidos ao longo de uma vida de ensino, não só mantinham os alunos respirando, como também incentivavam que eles abrandassem , acalmassem, antes de se apressarem através dos movimentos.
Quando ela via alguém com dificuldade para simplificar um movimento, lembrava: "Não dance - senão você estará interpretando. Você precisa primeiro, ter a essência. Depois você acrescenta isso à sua Dança."

Durante todo o primeiro ano os estudantes deviam participar do Grant´s Pilates Program ; no final do segundo semestre eles deveriam estar fortes o suficiente para realizar a rotina completa e vigorosa de Pilates Mat, o que significava que eles deveriam chegar 15 minutos mais cedo para a aula, às 8:45. Ninguém reclamava desse horário - são hábitos, que eles sabiam, poderia estender suas carreiras e mantê-los fortes para dançar por anos.


Dicas para um bom gato!

. Seja cuidadoso se tiver pulsos e joelhos sensíveis, Talvez você tenha que evitar os exercícios se eles lhe causarem dor
. Mantenha os ombros longe das orelhas com seu pescoço alongado
. Não trave seus cotovelos com excesso de extensão
. Os joelhos devem estar na largura dos quadris
. As mãos devem estar sob os ombros com suas escápulas acopladas no gradil costal, dedos alongados para frente
. Distribua seu peso entre pernas e tronco
. Mantenha seu baixo abdome para dentro todo o tempo.


Gato do Retrato


Comece na posição de Yoga “pose de criança” (sente nos seus calcanhares com seu peito descansando nas suas coxas, cabeça pousada e relaxada no solo, mãos descansando com braços relaxados para trás).

Transforme-se de criança em gato enquanto você circula seus braços longos pelo solo até a frente do seu corpo.

Deslize seus braços para frente no MAT a medida que você ergue seus quadris arqueando as suas costas.

Levante sua cabeça e aproveite o espreguiçar por alguns segundos.

Para terminar, inverta a forma, arredonde as costas e vá, aos poucos, sentando sobre seus calcanhares, retornando à “pose de criança”.



Gato Agitado

Comece na “pose de criança”. Erga-se sobre suas mãos e joelhos com sua coluna arredondada e sua cabeça pendurada.
Mantenha sua cabeça baixa a medida que você avança o quadril para frente como se fosse tocá-lo no MAT.

Justo quando você estiver quase na completa extensão do quadril, imagine que você é um gato que, de repente, vê alguma coisa em movimento, longe e alta.

Rapidamente vire sua cabeça para direita. Mantenha o olhar, e rapidamente “swing” seus quadris para direita.

Olhe para trás, para sua cauda e sente nos seus calcanhares. Descanse por um momento e comece para o outro lado. Para alcançar a sensação desse exercício, Kath diz aos alunos para imaginarem que tem “uma cauda insolente” (have a sassy tail)



Chiado de Gato

Comece na posição do gato arqueado, arredondado (ombros sobre as mãos e quadris sobre os joelhos).
Trabalhando a partir de sua cauda em direção à cabeça, devagar inverta sua coluna para extensão., como se você fosse um gato sendo coçado.
Enquanto você alonga, espreguiça sua coluna torácica, faça um chiado a medida que você levanta sua cabeça completando a extensão da coluna.

Nessa posição arqueada, mande seus quadris para trás até em direção aos calcanhares.
Mantenha sua coluna inteira em extensão à medida que você empurra o solo com seus braços e move seus quadris para trás em direção aos calcanhares. Continue chiando.

Lembre-se de manter seu baixo abdome para dentro todo o tempo. A medida que seus quadris alcançam seus calcanhares , relaxe na posição de yoga “pose de criança”.


Espero que tenham gostado da matéria e pratiquem. Eu experimentei e é delicioso!
Essa semana todos os meus alunos farão numa homenagem a Kathy Grant!
Beijos!



quarta-feira, 26 de maio de 2010

Ombros rígidos: estratégias para relaxamento e reorganização.

Escrevi uma postagem algum tempo atrás com o título tobogãs internos. http://pilatespaco.blogspot.com/2009/05/os-tobogans-internos.html
Parecia uma grande viagem, mas não era não. Tem sido cada vez mais uma referência muito efetiva para os alunos nas aulas.
A idéia de encontrar os deslizamentos, ou se concentrar neles, é de grande valia no processo de organização postural.

Quando propuser exercícios de estabilização da coluna associado à dissociação de membros, chame a atenção do aluno, após uma rápida explicação, para que fique atento ao local aonde o movimento acontece.
Pode ser nos ombros (gleno umeral) ou quadris (coxo femoral).

Em relação à rápida explicação, eu costumo dizer, por exemplo: seu úmero está conectado na sua escápula. Observe que o movimento está acontecendo, somente, nessa conexão. O resto do braço acompanha esse deslizamento..
Neste momento as imagens também são muito úteis, por exemplo, imagine que o úmero gira nessa cavidade e ela está cheia de óleo.

Outros elementos que ajudam, são o que Blandine Calais chama de movimentos sinoviais: movimentos que acontecem sem nenhuma ação muscular, em determinada articulação.
Podem acontecer por impulso de outra parte do corpo - por exemplo, sentados numa mesa alta, pés longe do solo, você balança as pernas e solta até que elas parem (crianças fazem todo o tempo).
Muito utilizado em fisioterapia (nós utilizamos no estúdio), é o pêndulo do braço: deitado na beira de uma maca (fazemos no trapézio), o aluno deixa um braço solto para fora, pendurado, e faz micro movimentos como se fizesse micro círculos no solo com um lápis imaginário, ou balança, num gesto maior, e solta até que pare (como no caso das pernas na mesa alta).

A animação desta postagem mostra um exercício ensinado por Blandine, que é exatamente um movimento sinovial. Desta vez, entretanto, outra pessoa irá entrar em ação, e um objeto transicional, que intermediará a ação de quem propõe o movimento. A animação mostra apenas a idéia! O movimento deve ser bem mais lento, contínuo e por mais tempo.


A pessoa estará deitada no solo confortavelmente, verificar se precisa de alguma almofadinha ou rolinho no pescoço. Colocaremos seu braço longo e relaxado dentro de uma theraband forte. Pode também ser um tecido.

Fique atento para que esta thera tenha um comprimento bom de maneira que você, ou quem entrará e ação, mantenha a coluna organizada.

Coloque a thera sob o cotovelo da pessoa e inicie elevando um pouco e “soltando”, deixando cair. Repita algumas vezes. Deixe mesmo cair para que a pessoa tome consciência do peso e tamanho do seu braço inteiro.

Cuide para que o cotovelo fique bem no meio da thera de forma que não dobre.
Agora levante o braço até que saia do solo e comece a mover lentamente, aumentando, pouco a pouco, a amplitude do movimento.

Sem nenhum músculo em ação, a quantidade de informações proprioceptivas aferentes na articulação gleno umeral se sobressai muito e dá um estímulo de consciência desse local extremamente efetivo.

Obviamente não é algo que se possa utilizar sempre no ambiente de aula, pois atrapalharia o ritmo e não é essa a proposta. Mas, eventualmente, utilizar 10 minutinhos para que um colega faça no outro, pode ser uma estratégia didática diferente.

Numa aula individual fazer com quem tem uma musculatura de ombro tensa, também é uma boa estratégia para ser utilizada antes dos estímulos eferentes entrarem em ação.
Eu recomendo!

Quem experimentar compartilhe suas sensações. Vamos trocar!
Beijo, Silvia.

domingo, 23 de maio de 2010

Curso Pilates na Gestação - máquinas e acessórios



Olá pessoal!

Estou contente!
Depois de algum tempo de solicitações, consegui me organizar e vou ministrar um curso de 12 horas de Pilates na Gestação, utilizando acessórios e máquinas.
Será nos dias 28 e 29 de agosto, sábado o dia todo e domingo pela manhã, na GAP academia.
As inscrições serão feita através da RM Cursos.
Serão apenas 14 vagas.

http://www.rmcursos.com/

Aguardo vocês!

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Sorteio do DVD Pilates Silvia Gomes - Prática em Casa - Volume 2 ! Participem!


Olá pessoal, como vocês sabem gravei dois DVD com meu trabalho: o primeiro já saiu das bancas e o segundo ainda está à venda.
Assim como fiz com o primeiro, farei uma promoção no Twitter sorteando o segundo DVD Prática em Casa.

Para participar você tem que ser cadastrado no Twitter. Se ainda não é, clique aqui (http://twitter.com) e faça seu cadastro para participar dessa imensa rede de troca de informações que ele permite.

É muito fácil participar!

1 – Acesse seu perfil no Twitter, com login e senha

2 - Depois vá para o meu twitter que é http://twitter.com/SilGomesPilates e clique no botão "Follow" para me seguir.

3 - Copie a frase abaixo e cole no seu Twitter:

@SilGomesPilates vai sortear 1 DVD Prática em Casa - Volume 2 e eu quero ganhar. Clique em http://migre.me/GIsK para participar

Vou sortear um DVD e o vencedor será conhecido no dia 18 de Junho aqui no blog e pelo twitter.

Participem!!!

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Estúdios de Pilates em academias: a delicada relação estúdio – recepção.



A história de parceria dos estúdios de Pilates Silvia Gomes com academias vem desde 2003.
Meu primeiro estúdio foi dentro da Academia Space Park, em Feira de Santana, Bahia. Apesar de fazer bastante tempo que não tenho contato com João Arthur, o dono da Space, nutro grande carinho e admiração por ele.
Quando saí de lá, ele pediu que eu organizasse e equipasse o espaço: ele reformou a sala, eu selecionei os equipamentos e a filha dele, Vanessa, que já trabalhava e treinava comigo, assumiu o estúdio e segue dando aulas e coordenando, com sucesso, o estúdio Pilatespace.

No meu ponto de vista montar estúdios dentro de academias traz muitas vantagens, exige algum jogo de cintura e apenas uma única desvantagem.

Curiosos? Vamos lá! Começaremos pelo jogo de cintura.

A relação comercial que estabeleço com as academias funciona da seguinte forma: eu entro com equipamentos, acessórios e toda parte técnica – treinamento e pagamento de professores, substituições, etc. e a academia entra com a infra-estrutura – recepção, agendamento, limpeza da sala.
Vendo assim parece bem simples, mas precisamos levar algumas coisas em consideração. Por exemplo, vamos falar logo do principal, do bolso: quem vende o estúdio?
Eu tenho que garantir que , a partir do momento que o aluno entra no estúdio para fazer uma aula experimental, a qualidade técnica e de relacionamento será, no mínimo, muito boa. Temos um alto índice de matrícula após a aula experimental.

Mas, quem coloca o aluno dentro do estúdio?
Mesmo que tenhamos um site excelente, tanto a academia como o estúdio, linkados um no outro, quem agenda a aula experimental, seja através do telefone ou no balcão, fazendo a função essencial de captação de clientes é a RECEPÇÃO.

Consideremos agora que, quando o estúdio é instalado na academia, em geral, as/os recepcionistas não conhecem a técnica de Pilates, não vão ter um aumento de salário para vendê-lo, e, por outro lado, vão ter seu trabalho aumentado.

Ah! Mas é só oferecer as aulas!

Não é verdade. As funções da recepção são várias:
. Explicar para o cliente o que é Pilates, objetivos, funções, diferenças entre ele e as demais atividades da academia (tarefa que não é simples nem para o professor)
. Fazer o agendamento das aulas experimentais
. Fazer a notificação dos alunos que ligam cancelando, alterando, etc
. Agendar aulas de reposição
. Manter a planilha de horários atualizada (os alunos trocam de horário com freqüência)
. Fazer as matrículas e renovações
. Atualizar o computador com férias e pedidos de afastamento por problemas de saúde e diversos
. Agendar as avaliações posturais
. Avisar os professores e fisios de aulas canceladas e/ou quaisquer outros recados

Bem, mas afinal tudo isso é relativamente tranquilo e pode ser incorporado no cotidiano dos afazeres da recepção.
É verdade.
E tanto mais tranquilo quando se estabelece uma porcentagem por matrícula e renovação (neste caso, apenas para planos mais longos).
Mas atenção: eu acredito que a porcentagem é dada para quem agendou a aula experimental e colocou o aluno no estúdio e não para quem efetuou a parte burocrática!
É assim que fazemos.

Muito bem! Até aqui as questões são de cunho prático.
Pensemos agora numa situação mais delicada: a relação entre o coordenador e professores do estúdio de Pilates com a recepção.
Imaginemos a seguinte situação: o professor se informou que tinha uma aula experimental para ministrar às 7:00 da manhã, numa turma sem alunos.
O candidato à aluno avisou à noite que não viria na aula do dia seguinte. O professor chega cedo e, às 7:30, depois de perceber que a aula experimental não vai acontecer, vai até a recepção para perguntar aonde está ao aluno, se ele avisou que não vinha, porque não avisaram ele, etc, etc, etc.

Lembre-se que ele sequer está falando com o pessoal da recepção que teve contato com o candidato à aluno, o pessoal da noite!
Situação que cria mal estar e antipatia entre a recepção e os professores do estúdio.
E esse é um exemplo entre vários.

Desta forma é importante lembrar que:
. A recepção não deve nada aos professores do estúdio de Pilates
. Os professore de Pilates não tem direito a cobrar nada da recepção
. O coordenador do estúdio não é chefe, não contrata e nem paga diretamente a recepção, apesar de utilizar seus serviços, por isso também não tem direito a dar ordens ou cobrar nada da recepção

Desta forma, todas as reclamações, sugestões e comentários que os professores do estúdio tiverem em relação à recepção, devem ser feitas para o coordenador do estúdio que, por sua vez, falará com a pessoa que chefia, coordena a recepção.

Essa relação poderá ser mais ou menos intensa, mais ou menos agradável dependendo da maneira como se estabeleça.

Sugestões:
. Convide as recepcionistas para fazer uma ou duas aulas de Pilates para que possam conhecer a técnica e o ambiente na prática
. Deixe um guia com informações precisas e objetivas que possam ser utilizadas pelo pessoal do atendimento num telefonema ou atendimento: inclua tópico sobre o que é Pilates, a escola que o estúdio segue (no nosso caso a Physio Pilates), os equipamentos que o estúdio utiliza, etc.
. Faça uma tabela com os valores dos planos com uma bela foto e plastifique com plástico rígido para facilitar e valorizar o atendimento
. Deixe 3 pastas na recepção: planilha de horários, planilha de cancelamentos e reposições (recepcionista, data e hora da ligação, data e hora da aula cancelada, data e hora da aula de reposição, espaço para observações); planilha de aulas experimentais (recepcionista, nome do candidato à cliente, dia e hora da aula experimental; como chegou ao estúdio)

Extras:
. Dê oportunidade para os recepcionistas se tornarem alunos promovendo um bom desconto para eles em horários menos nobres
. Faça uma camiseta do estúdio e negocie com a direção da academia para que todo o pessoal da recepção, num dia determinado, possa usá-la.
. Deixe um álbum de fotos de aulas com clientes do próprio estúdio na recepção
. Dê, esporadicamente, um prêmio para quem que tiver feito o maior número de vendas no trimestre, por exemplo.
. Seja sempre muito simpático com o pessoal da recepção porque seu serviço é fundamental, sério, seu salário não é alto e, principalmente, porque devemos tratar a todos, como queremos ser tratados!

É isso aí! Vamos compartilhar nossas experiências!

quarta-feira, 12 de maio de 2010

II Encontro Paulista de Pilates


Pessoal, esta é a última semana para a inscrição no II Encontro Paulista de Pilates. Será um evento imperdível com profissionais de primeiríssima linha brasileiros e internacionais.:

Marta Velasco - Chile
Magic Circle/True Pilates em Mat e Pilates System
Sandra Tófoli
Circuito Performance no Estúdio e A Dinâmica do Pilates em pé
Andréia Monteiro
Pilates Aplicado para Gestantes
Lilian Romera
Planejamento e Estratégias para aulas de Pilates em grupo no Estúdio
Mônica Lira
Pilates Fitness
Fábio Rodrigues José
Análise Biomecânica dos exercícios de apoio dos membros inferiores e superiores

Para maiores informações acessem o blog: www.encontropaulistadepilates.blogspot.com - ou pelo telefone: (11) 7885 1122

Realização: Unip (Universidade Paulista) e Plenitude Treinamento de Profissionais Ltda.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Bastão: instrumento fabuloso na orientação da coluna neutra.


Oi pesoal!
Não é a primeira vez que falo sobre o bastão, mas, realmente, ele é tudo de bom.
É um objeto transicional, ou seja, permite um contato direto entre o professor e o aluno, sem que este tenha que tocá-lo, o que as vezes pode ser uma grande vantagem.
Além disso é barato (qualquer cabo de vassoura resolve), leve, grande o suficiente para alcançar toda a coluna vertebral, mas pequeno e discreto (o que utilizo nas fotos foi um cabo de enxada, mas não precisa ser deste tamanho...), não ocupa espaço no estúdio.
Pode ser utilizado em praticamente todos os decúbitos... só perde para o solo, que é o campeão de acolhimento e referência proprioceptiva. Nesta primeira foto aparece a demonstração no próprio esqueleto, o bastão deve tocar os três pontos de alinhamento da coluna neutra - crânio, torácica (ápice da cifose) e sacro.
Vejam alguns exemplos de utilização nas fotos.


Tenham sempre um a mão! Beijos, Silvia.

sábado, 1 de maio de 2010

Segundo DVD Pilates Silvia Gomes já nas bancas!


Oi pessoal!
Já saiu o segundo, e último, volume do DVD que gravamos.
Está nas bancas. Abaixo a imagem da capa e uma palhinha.
Eu gostei bastante da aula, achei muito útil para o dia a dia de escritórios, escolas e cadeiras em geral...

Quem adquirir e assistir me conte o que achou! Beijo grande.

Minha foto
Sampa, SP, Brazil
Mulher, mãe, professora de Ed. Física, instrutora de Pilates, uma apaixonada pelo movimento: o meu, o seu, o de todos nós, o de todas as coisas..