sábado, 9 de abril de 2011

O olhar direciona o movimento!

Olá pessoal!

Essa será uma postagem breve, de aeroporto e avião…

Será que consigo isso? Rsrsrsr…


A idéia é ressaltar a importância do olhar nos movimentos.

A Physio Pilates ensina isso faz tempo: me lembro bem de ver a a educadora Selma fazendo um caminho com o dedo para a aluna acompanhar com o olhar enquanto relizava um Roll-up. O olhar direciona todo o nosso movimento: olhamos primeiro, movemos depois.


Num padrão de alinhamento postural de coluna neutra, os três pontos de alinhamento da coluna dorsal são sacro, torácica e crânio. Neste alinhamento o olhar, quando estamos em pé, em ortostase, é um olhar horizontal, ou seja, se direciona para o horizonte.


Quando deitados, ainda com o pensamento na neutra, o olhar se direciona para o teto, ou para o céu. A questão é que, cada vez mais percebo nas aulas, pelas ruas, por aí, que os olhares andam baixos, e isso não é bom para a saúde postural. Vivemos com a cabeça baixa, muito possivelmente pelo hábito da leitura, da utilização dos teclados, de grande parte dos trabalhos exigir que abaixemos o olhar. Abaixar o olhar, ou pior, mantê-lo baixo, é uma atitude, hoje, extremamente corriqueira.


O resultado disso? Junto com o olhar abaixamos a pesada cabeça e, muitas vezes, tensionamos, ou , minimamente, encurtamos a musculatura flexora do pescoço por mantê-la por um tempo longo fora de seu comprimento normal. Junto com o olhar baixo flexionamos a cervical retificando-a pressionando os discos intervertebrais por horas seguidas.

Junto com o olhar que abaixa, a cabeça que pesa a favor da gravidade retificando a cervical e encurtando a musculatura do pescoço, muitas vezes acabamos flexionando, também nossa torácica incrementando nossa cifose.


Muito bem, como agir então durante as aulas?

Em primeiro lugar pedindo aos alunos que abram os olhos e levantem o olhar quando estiverem realizando exercícos em pé ou sentados. Pedindo que olhem diretamente para o teto quando estiverem deitados no solo, no rolo ou no trapézio. Mostrando como o olhar pode amarrar ou libertar o movimento.


Experiência 1: olhe para esta postagem, fixe o olhar em uma palavra qualquer e tente virar a cabeça para o lado, como se fosse olhar para trás. O quanto você consegue virar a cabeça?

Agora solte a corda do olhar, deixe seu olhar ir buscar o lá atrás de sua cadeira!


Experiência 2: Coloque as duas mãos sobre a mesa ou sobre sua coxas, o que estiver a sua frente. Relaxe os ombros deixe os cotovelos relaxados. Agora mantenha o olhar em uma palavra , deixe os ombros, braços e mãos pesarem para baixo alavancando seu peito para cima. Olhar fixo na tela. Empurre seu esterno para o teto. O quanto o peito sobe e a coluna estende?

Agora sim, solte a corda do olhar e deixe que suba para uma diagonal alta liberando sua traquéia e seu pescoço. Note a diferença no alcance da extensäo da coluna torácica.


Essas são experiências simples que você pode fazer com os alunos para mostrar a importância do olhar na execução dos movimentos e na postura.

Caprichem nas dicas para o olhar e notem como os pescoços ficarão mais livres e, consequentemente , toda a coluna.


É isso aí? Como foram as experiências para vocês? Aguardo comentários...


Beijo, Silvia.
Minha foto
Sampa, SP, Brazil
Mulher, mãe, professora de Ed. Física, instrutora de Pilates, uma apaixonada pelo movimento: o meu, o seu, o de todos nós, o de todas as coisas..