Olá pessoal!
Este mês a banca de revistas nos oferece uma grata surpresa: a revista Jeito de Viver da Editora On Line vem toda dedicada ao nosso tema predileto: Pilates.
O conteúdo da revista foi super feliz, tanto pela atualidade dos temas quanto pela qualidade das fotos. Não é para menos: os convidados foram todos de primeira linha.
Vou fazer uma breve resenha das matérias:
Em alto e bom som - a primeira matéria faz uma associação bacana de exercícios respiratórios básicos e mobilidade de coluna (como a ponte) com emissão de sons de vários tipos. As autoras foram Georgia Gugliotta e Monica Elizeche.
Qualidade de vida e auto confiança - série bacanérrima de exercícios no Pilates Arc (para quem não conhece um "brinquedo novo" , ou diria, revisitado, que é um step barrel de isopor!) com uma senhora modelo que deu um show. Respeitando os ensinamentos de Sherri Betz que estimula as extensões torácicas e de quadril não vemos uma flexão sequer na série. A autora é Maria Cristina Rossi Abrami do CGPA.
Pilates para reabilitação é um texto curto mas excelente que traz uma explicação compacta e eficiente do método destacando a importância fundamental da avaliação postural para qualquer praticante. O texto é da fisio Camila Vilela Taveira Silva.
Em ritmo de academia é uma aula avançada de Reformer que foi montada por ninguém menos que Alice Becker. Os exercícios são conhecidos, difíceis e, o mais importante, estão muito bem demonstrados pela instrutora e mentora em treinamento da Physio Alessandra Santos.
Pilates lúdico fala sobre uma nova e fantástica onda que é o Pilates para crianças. A aula foi organizada por Mayra Denovaro que é a instrutora que ministra, através da Physio Pilates, o workshop PIlates para Crianças.
As fotos estão fofas (além de precisas).
Equilíbrio, flexibilidade e força é uma aula também com um acessório que vem ganhando espaço, tanto nas academias quanto nos estúdios, que é o Bosú. As imagens de Amanda Manzini também estão bacanas, mas eu gostaria de ter estado por lá para limpar um pouco mais a execução dos exercícios. É difícil fazer fotos e nos corrigir ao mesmo tempo.
Desafio ao equilíbrio é uma série no rolo feita pela Luciana Ferreira, da Atma (escola que hoje oferece, inclusive, um curso de pós graduação em Pilates) e está bem bonita e desfiadora. O rolo aparece tanto em sua função de base de suporte reduzida e instável, quanto na de superfície deslizante. Apresenta também vários exercícios de prancha que são uma excelente opção para trabalhar força do CORE sem mobilidade de coluna
Multifuncionalidade sobre a plataforma é uma sequência que explora um acessório conhecido - a bola - que aparece numa nova forma: associado a uma prancha com theratubs fixos nela que podem ser utilizados como resistência ou assistência nos pés e/ou mãos. A matéria é, também , da professora Amanda Manzini. Os exercícios são na sua maioria bem bacanas. Alguns eu acredito que poderiam não estar ali porque são muito difíceis de serem executados com limpeza e isso aparece em algumas fotos.
No final ainda há algumas indicações de leitura de livros que estão no mercado.
A revista como um todo é um sucesso! Muito bacana mesmo.
É possível comprá-la online pelo http://loja.revistaonline.com.br/online/vitrines/detalhes/Detalhe20974.asp
Guardada as devidas proporções está no nível de uma Pilates Style (www.pilatesstyle.com) que, aliás, é fácil de assinar desde que se tenha um cartão de crédito internacional.
Leiam e me contem, abraço, Silvia.