sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Alongamento: o que caracteriza a desorganização?

Olá pessoal!
Quero propor um desafio para que possamos treinar nosso olhar sob a organização de movimento.
Observem com calma esse slide show.
Ele apresenta 4 exercícios de alongamento de MMII em situações diversas: em pé, deitado, sentado.
Cada um deles aparece em duas versões, duas fotos semelhantes.
Quero que vocês me digam qual versão acham a mais adequada, se a primeira ou a segunda e por que.
Qual elemento caracteriza a desorganização?




10 comentários:

Juliana Novaes disse...

OI Silvia!! Super didático esse post, hein!! Adorei a idéia, hehe! Bom, as primeiras fotos são organizadas pois a coluna está neutra, nas segundas fotos observamos que sacro e torácica estão desalinhados ou em rotação. Bjos

Arte de Fazer Pilates - Hájussa Garcia disse...

a segunda imagem das fotos apresenta uma certa desorganização, estou certa?rs

Simone Ujvari Lourenço disse...

Na primeira sequência (em pé), na segunda foto as cinturas escapular e pélvica estão desalinhadas; na 2ª foto da 2ª sequência (deitada) a lombar perde o neutro, a bacia sobe; na 3ª sequencia (em pé) a bacia desalinhada; com o círculo mágico me parece estar bem...
Bacana este post!! bjs

Analu disse...

Ola pessoal! Sou fisioterapeuta e iniciante no pilates, estou terminando meu curso de formaçao neste mes!!!
Parabens Silvia, o blog e excelente!!! Simplismente INDISPENSAVEL. Sempre que tenho um tempinho passo aqui para ESTUDAR os post que sao estimulantes, aguçam a vontade de se aprofundar nesta tecnica q particularmente acho inteligentissima. Como sermpre digo - PILATES = Condicionamento Fisico INTELIGENTE!!!
Bom vamos ao comentario do post.
Penso que a desorganizaçao na execuçao dos exercicios parte da questao da utilizaçao dos acessorios como auxilio fundamental para executar os exercicios organizadamente, principalmente se o aluno e iniciante no pilates. No caso do elastico penso na questao da tensao dos ombros e membros superiores, visto que estes apresentam a flexao dos cotovelos desenvolvendo pouca tensao no elastico e contribuindo para a retirada da pelve do chao e consequentemente desalinhando a lombar. No Exercicio com o circulo houve grande contribuiçao deste para organizar a postura pilates. No Barril vejo que a estatura da aluna e um tanto desfavoravel a execucao do exercicio neste aparelho. A utilizaçao da caixa auxiliou nesta questao da estatura se adequando a realizaçao do exercicio e consequentemente causando a organizaçao da postura. A olhistica do instrutor auxiliando e adptando os acessorios de maneira a contribuir com o desempenho perfeito do do exercicio e fundamental no pilates!!! Muito bom o post!!!!

Fer disse...

Super legal!

Na primeira foto que apareceu me veio a cabeça, "faltou uma caixinha ali para esse quadril ficar organizado" e na sequência deu pra notar a caixinha ali embaixo. Na foto parecia estar elevado do lado direito e depois ficou bem alinhado melorando todo o posicionamento de coluna e cintura escapular também.
Na segunda foto a pelve neutra foi toda perdida, a foto em sequência vem com a pelve neutra, os MMSS e a cervical também ficaram bem organizadas.
A terceira fiquei com o mesmo olhar que tive sobre a primeira e a última foto, estava bem desorganizada, perdeu-se o ombro, sem ativação do core, depois com mágic circe ficou bonita de ver!

moscardini disse...

OI SILVIA,
HÁ ALGUM TEMPO ESTAVA PENSANDO NUM FÓRUM (PODERIA SER ATRAVÉS DO SEU BLOG OU ABRAPI??)PARA ESTUDARMOS E TROCARMOS JUNTAS NOSSAS EXPERIÊNCIAS(INTERESSANTES, RARAS , COMPLICADAS, DÚVIDAS...).QUE TAL???
SOBRE O POST:
A 2ª VERSÃO POIS O CORPO ESTÁ ALINHADO CORRETAMANTE
ELEMENTOS DESORGANIZAÇÃO
*1- DE PÉ PERNA À FRENTE-QUADRIL ESQ LEVANTADO CG DESLOCADO
*2- DE PÉ PERNA AO LADO- OMBROS E QUADRIS DESALINHADOS, DESLOCA/ CG
**A COLOCAÇÃO DA CX POSSIBILITOU A CORREÇÃO POSTURAL, A ALTURA FICOU ADEQUADA À ALUNA
3-DD -SACRO FORA DO CHÃO, TENSÃO NOS OMBROS
4- SENTADA -ABDOME RELAXADO
SOBRE ESTA POSIÇÃO QUESTIONO....1ª FOTO -SE A ALUNA MANTIVESSE O CORE ATIVADO( COLUNA EM C )ESTARIA TRABALHANDO ALONGAMENTO DOS EXTENSORES COSTAS + POSTERIORES MMII.
BJSSSS

Fabiana disse...

Mais uma vez vc arrebentou, mto bem colocado. Sabe qdo falo pro meus alunos q posso mudar o exercício com uma palavra, geralmete de mmss eu digo:- orgazine suas escápulas e eles falam......lá vem ela de novo com essa história de organização, rsrsrs. Mas muito legal esse post, a consciência corporal, fica em evidência qdo organizamos a postura durante um exercício.Parabéns mais um vez Silvia

Silvia Gomes disse...

Ok garotas! Vou responder com um post para estudarmos melhor o assunto. Beijos e obrigada pela participação!

ciça disse...

oi Silvia querida!

Obrigada pelo carinho no meu blog.

Ter um elogio seu é para se sentir feliz e honrada o resto do ano!!

Você é um exemplo!!

Bjs

www.pilatesforhealth.blogspot.com

Titinha Ibrahim disse...

QUER GANHAR BRINDES LINDOS?
É fácil,torne-se um(a) seguidor(a) e divulgue no seu blog a minha promoção. Quanto mais seguidores você conseguir para mim, mais chances tem de ganhar os brindes. Quem for indicado deve escrever um email para bruxynhacarioca@hotmail.com, dizendo de que blog foi indicado, e também tem que se tornar seguidor do meu blog!
A promoção terminará dia 10/12/2010, divulgarei por post e pelo email da ganhadora, após 3 dias se não houver retorno, o(a) próximo(a) maior divulgador(a) ganhará.
Veja as fotos dos brindes!Boa sorte!!!

Minha foto
Sampa, SP, Brazil
Mulher, mãe, professora de Ed. Física, instrutora de Pilates, uma apaixonada pelo movimento: o meu, o seu, o de todos nós, o de todas as coisas..