terça-feira, 24 de maio de 2011

Nasceu o curso Pilates na Terceira Idade!

O Curso Pilates na Terceira Idade foi ministrado a primeira vez neste último finde em São Paulo. Foi um processo bastante intenso de pesquisas, reuniões, estudos, sessões de fotos, enfim, um trabalho enriquecedor.
O start para esse curso veio, como de costume, da nossa prática em estúdio. Constatamos que tínhamos um numero crescente de alunos com mais de 60 anos e que suas queixas e objetivos tinham diversos pontos em comum.


Além disso, e principalmente, tinhamos a certeza e a alegria de ver que nosso trabalho lograva de forma extremamente positiva os objetivos traçados – os deles e os nossos em relação a eles.


Foi a partir daí que o velho e bom hábito mais uma vez veio a tona: chegava a hora de compartilhar nosso conhecimento. Falo neste post em primeira pessoal do plural porque, desta vez, o curso foi elaborado em grupo. Dayse, uma das fisioterapeutas responsáveis pelas avaliações posturais dos nossos estudios, além de ser também instrutora e minha sócia, e Juliana, também da minha equipe e formada em Dança, completaram o time nesta elaboração.


Iniciamos com um organograma, um esqueleto do que petendiamos abordar e, a partir daí, cada uma foi correr atrás da bibliografia – livros, sites, artigos – que embasam nossa prática, para formalizá-la e agregar ainda mais elementos de atualização sobre o tema.
Fizemos o levantamento de quem é o idoso hoje, como eles andam em relação à atividade física, quais as pricipais consequências e desdobramentoa da velhice que acabam levando às patologias mais comuns do grupo. As estatísticas comprovavam a nossa vida de estudio.


A partir daí, paralelamente aos estudos, definimos os temas principais que abordaríamos, as familias de exercicios que desenvolveríamos no curso.
Selecionados os exercícios fizemos 3 sessões de fotos que, mais uma vez, confirmavam e aumentavam nosso desejo de compartilhar: os modelos, alunos nossos da Terceira idade, executaram mutíssimo bem tudo que lhes foi proposto.


Material em mãos fomos unindo as partes numa sequência que nos parecia lógica para a construção do conhecimento sobre o assunto. Momentos de teoria baseados em bibliografias atualizadas, mesclados com circuitos de exercícios adaptados às diversas necessidades e alterações do idoso, pequenas aulas trabalhando fluidez e dinâmica, formas do professor se posicionar diante desse publico, organização de programas de aulas, etc.


Todos esses pedaços nos deram um longo fio condutor que enrolamos em um novelo.
Curso pronto? De jeito nenhum!


Faltava colocar tudo isso na prática. Chegou o dia e lá fomos nós, ansiosas para desenrolá-lo e completá-lo com a contribuição do grupo, a troca de experiências, as dúvidas, a prática do proposto.


Quando o curso começa e vamos desenrolando o novelo dos vários elementos que fomos costurando, e o grupo vai nos dando o feed back de como vai sentindo seu próprio corpo com a execução dos exercícios sugeridos, só então podemos avaliar se aquela abordagem realmente é eficaz.

É interessante comentar que quando sistematizamos um conteúdo específico, reunimos toda a teoria e prática que envolve aquele saber determinado. No cotidiano ele fica mesclado a tantos outros. E só aí que abordagem que fazemos sobre o assunto se desenha com tanta clareza, que parece que o assunto é novo inclusive para nós, pois é redescoberto, pintado com novas cores, enriquecido, encorpado.




Neste curso, felizmente, finalizamos muito satisfeitas porque o feedback do grupo foi muito positivo e a abordagem definida ficou muito clara e digna de ser compartilhada.


Quis contar tudo isso para vocês para estimulá-los a participar da próxima turma de Pilates na Terceira Idade e virem, também, ajudar a enriquecer esse curso que acaba de nascer.

Grande beijo a todos, um agradecimento especial a Dayse e Jujú que formam comigo o time deste curso , João Caldas, nosso aluno fotógafo que fez as fotos e Ana, Sonia, Orestes, Peter e Eliana que foram os modelos. Muito grata a todos!

Silvia.

15 comentários:

Mariana Moraes disse...

PARABÉNS! Vcs mereciam mesmo todo esse sucesso! Amo fazer parte desta equipe maravilhosa! Bjs

moscardini disse...

OI SILVIA,
PARABÉNS! SEMPRE PENSO EM VC COMO UMA "ESTRELA ASCENDENTE", FERVILHANDO E SEMEANDO CONHECIMENTO.
Tenho experiências muito recompensadoras em relação à 3ª idade .
A mais recente é de uma senhora de 76 anos, com muitas limitações e extremamente perfeccionista,faz hginastica muitos anos, mas sempre olhava pela porta da minha sala e dizia:" esse ex eu não posso ...essa posição eu não posso e por aí vai..mas com olhar dizendo...quero fazer!...depois de muitos convites fez uma aula e não parou mais...ELA TROCOU O "NÃO POSSO PELO "VOU TENTAR"..hoje é uma das melhores alunas.
Essa e tantas outras experiências que nos enriquecem e faz valer a pena a nossa dedicação..né?
UM GRANDE ABRAÇO...
sempre na vontade de fazer um curso com vc...bj

Renata Batista disse...

Posso imaginar a maravilha que está esse material. Já teve proposta para o Rio? bjs

Silvia Gomes disse...

Oi Mari, também adoramos demais ter você conosco, beijos e muito obrigada pela disponibilidade de sempre!

Silvia Gomes disse...

Oi Claudia, que linda história! E é isso mesmo, esse grupo é extremammente motivador de se trabalhar.. Sobre o curso, não passe vontade não.. faça!! Beijos,Silvia.

Silvia Gomes disse...

OI Rentinha, o material ficou bacana sim,.. sempre dá pra melhorar, é claro! Mas também sempre estamos correndo atrás. Nada de convites pro Rio por enquanto.. mas você sabe que no que depender de mim.. já estou aí! beijos e saudades!

cintia disse...

Que delícia ler o texto!! Abarrotado de motivação. O curso deve ter "nascido" fantástico. Parabéns Silvia, Ju e Dayse, os modelos (os exercícios estão lindos de ver) e ao João!
Beijão Silvia!

Karen Smioni disse...

Olá Sílvia...só de ler seu post já dá pra imaginar o quão fantástico é o curso. Ainda mais que o número de idosos nos estúdios tem aumentado muito a cada dia que passa. Eu mesmo tenho várioss! Espero ansiosa pelo curso vir a Porto Alegre. Tem previsão já?!
Grande beijo

Silvia Gomes disse...

Oi Cintia! Ficou bem bacana mesmo... tenho certeza que você vai gostar quando fizer... beijos!

Silvia Gomes disse...

Oi kare, o próximo de POA é daqui a um mês, Gestantes. Vamos agendar um de Terceira Idade para aí sim, com certeza, mas creio que só ano que vem. Beijo! (PS Você tem estúdio por aí?)

Daniela Fernandez disse...

Tenho muito interesse em fazer esse curso.quando vir p Poa me avisa. meu email é dani_fisiopuc@yahoo.com.br

Silvia Gomes disse...

Oi dani, aviso sim, mas fique atenta ao blog e site da RM www,rmcursos.com
Beijo, Silvia

QuarterST disse...

Oi =) Tudo bem? *-*
Bora colar no show da @quarterock dia 18.06 em São Paulo?
Infos sobre o show:
18.06 - São Paulo/SP
TribeHouse - Av. Henrique Schaumman, 517
Com: Believe + Hydrogen (último show da banda) + Henova (encerramento da turnê) + NoCore
Flyer: http://twitpic.com/57x1v3

Beijos

Mari
@QuarterST

MYRA HIRANO disse...

Olá, SILVIA!

Fiz o Pilates na gestação e fiquei muitíssimo satisfeita com o curso! Voce vai yrazer o da terceira idade para o Rio de Janeiro? Espero que sim.

Grande beijo,
Myra Hirano

Lucia Helena disse...

Boa tarde Silvia, infelizmente nao fiz ainda, uma curso com vc, mas tenho certeza nao faltara oportunidade. Gostaria da sua opinião em relacao ao curso de pos graduacao em Pilates da univers. Gama Filho SP , vc conhece, gostaria de fazer para aprofundar meus conhecimentos, mas estou em duvida, já sou professora de Pilates,vc pode me ajudar?obrigads e continue com seu sucesso. Lucia Helena

Minha foto
Sampa, SP, Brazil
Mulher, mãe, professora de Ed. Física, instrutora de Pilates, uma apaixonada pelo movimento: o meu, o seu, o de todos nós, o de todas as coisas..