segunda-feira, 11 de junho de 2012

Por que fazer o Curso Didática de Aulas em Porto ( e no Brasil também)?

Uploaded with ImageShack.usUploaded with ImageShack.usOi pessoal!

Esse post vai especialmente dedicado aos meus seguidores de Portugal.
Desde que comecei a escrever este blog tenho, diariamente, várias visitas de instrutores e profissionais da área de movimento deste país. Depois de várias tentativas fui convidada por um professor de Educação Física que reside em Porto, o Carlos Tadeu Santamarinha, para ministrar um curso que vai ser possível por estar casado com uma viagem que farei à Europa.
Como, apesar de nossa movimentação forte para que ele aconteça, o curso por enquanto está com pouca procura, decidi desenvolver com mais detalhe qual é seu conteúdo e porque vale a pena fazê-lo.

O curso Didática de Aulas organiza o repertório de Pilates em classes de movimentos de forma que podemos mergulhar com mais profundidade em elementos que vão da Biomecânica às dicas necessárias para a execução precisa e consciente de cada gesto. Vamos ver como esta classificação acontece.

Respiração
Vamos procurar compreender melhor a mecânica da respiração e sua relação coordenada com transverso e assoalho pélvico. Desta forma vamos pensar em sua tridimensionalidade efetiva e procurar compreender como ela pode ajudar nas flexões e extensões da coluna e também como pode funcionar como assistência ou resistência nos exercícios de estabilização.

Assoalho pélvico
Eric Franklin diz que músculos são feitos para mover ossos e articulações. Neste curso vamos encontrar a mobilidade da pelve e nos dar conta de que a ativação e relaxamento conscientes do assoalho facilitam muito a estabilização do tronco e a dissociação do quadril. Desenvolveremos exercícios e dicas verbais eficientes para levar os alunos a encontrarem essa ativação e relaxamento com mais facilidade.

Organização e coordenação do centro de força: a estabilização da coluna lombar.
Nesta parte do curso vamos compreender que a ativação do centro para estabilização da coluna não significa ativar os abdominais e deixá-los contraídos o tempo todo. Nada é assim no corpo. Vamos nos mover e perceber que estabilizar é coordenar o centro (abdome, costas, assoalho, respiração), em função dos diversos desafios de alavancas impostos à coluna vertebral pelos membros. Veremos isso nos diversos decúbitos (dorsal, lateral, quadrupedia, joelhos) na prática do Círculo das Estabilizações.
Pensem nisso visualizando a animação acima: vejam como movimento e estabilização se alternam. Como atua o centro de força nesses momentos?

Fortalecimento e mobilidade de quadril e membros inferiores
 A consciência da mobilidade do quadril, joelhos e tornozelos, a partir de uma coluna neutra estável contribui para o alinhamento adequado dos membros inferiores. As descargas de peso acontecem, então, numa situação de ótima congruência articular fazendo com que as compressões hajam a favor do corpo Desta forma desenvolvemos força e potência geradoras de movimentos limpos, livre de sobrecargas.

Estabilização e fortalecimento de cintura escapular ombros e membros superiores
A cintura escapular é uma zona extremamente móvel, o que nos permite essa imensa gama de movimentos com os braços e mãos. Vamos aprender a encontrar formas de mover e estabilizar de forma a termos movimentos eficientes. Também aqui as descargas de peso são fundamentais e a consciência da movimentação gleno-umeral também

Mobilidade da coluna vertebral em todos os planos
Sabendo que a coluna possui lordoses e cifoses, zonas mais móveis e mais rígidas, vamos procurar formas de mobilizar o rígido e estabilizar o excesso de mobilidade para distribuirmos o movimento ao longo de toda essa estrutura. Assim poderemos sempre tê-la como um suporte firme e flexível simultaneamente. Vamos estudar os movimentos de maneira segmentada, intervertebral, e de maneira global e fluida. Estudaremos os elementos com a lente de aumento e vivenciando nos aparelhos, em circuitos, as dicas verbais e tácteis inerentes a cada assunto.

Vamos sair do curso com muito mais segurança para ensinar os diversos movimentos de um Footwork à uma Mermaid.

Liguem ou enviem um e-mail para o professor Tadeu Santamarinha. Vamos estudar e aproveitar bons momentos estudando, conversando e vivenciando nossa modalidade preferida: o movimento organizado no ambiente de Pilates!
918192237
 

Aguardo vocês! Grande abraço, Silvia.

7 comentários:

moscardini disse...

Oi Silvia, a cidade do Porto é linda e tem vários estúdios...o da Rita Moura , o Domus Pilates e outros...qdo visitei foi durante um feriado não pude conferir..talvez divulgando diretamente c os estúdios a procura aumente, se não tiver problema de concorrência...se vc ainda não conhece vai adorar!!! bjs sucesso!!!

Silvia Gomes disse...

Oi Claudia, uns amigos também me diziam este finde que adoraram a cidade! Vou tentar contactar os estúdio e divulgar por lá. Obrigada, beijo, Silvia.

Dani Moraes disse...

Oie Silvia! E quando você vem para Porto...Alegre? heheh
Ainda esse fim de semana conversando com amigas instrutoras da PhysioPilates nós comentamos que queremos fazer teus cursos, somos em 4 ou 5!
bjus

António Craveiro disse...

Olá Sílvia,
antes de mais boa viagem. Não te preocupes pois o curso está a ser divulgado. Estarei presente juntamente com uma colega. Obrigado por teres colocado informação (bastante importante) acerca do curso que vens lecionar. Até Sábado.

António Craveiro

Silvia Gomes disse...

Oi Dani, estou tentando agendar Porto para Novembro. Beijos!

Silvia Gomes disse...

Oi Antônio, que bom, fico feliz de saber que a explicação detalhada dos conteúdos gerou mais interesse pelo curso. Apesar de eu ter 4 assuntos diferentes, esse é meu curso preferido pois mostra a maneira como eu entendo e desenvolvo o Pilates depois de 14 anos de prática. beijo e até lá!

JAMILLE FARATH disse...

Quero fazer o curso!!!

Minha foto
Sampa, SP, Brazil
Mulher, mãe, professora de Ed. Física, instrutora de Pilates, uma apaixonada pelo movimento: o meu, o seu, o de todos nós, o de todas as coisas..