terça-feira, 15 de abril de 2008

Expirar, conectar, expandir - Inspirar, relaxar, recolher.

Essa relação entre conexão com expansão e afrouxamento com recolhimento tem sido uma dica muito útil para os alunos nas aulas.
Existe uma tendência geral, inclusive consta na apostila da Polestar, de que a inspiração facilita a extensão e, por sua vez, a expiração facilita a flexão.
Em relação à coluna, é muito fácil notarmos e vivenciarmos a expiração facilitando os enrolamentos: imagine um rolamento de coluna com assistência das molas. Dá para imaginar essa gostosa flexão sem shhhhhh..., esvaziar o ar dos pulmões?

Tenho estimulado os alunos, entretanto, a incorporar essa idéia em vários momentos da aula em que se trabalha com a coluna neutra com dissociação de membros. Vamos pensar em membros inferiores.

Exemplo1:
Série de pernas com molas (prancha ou Trapézio) ou cordas na Reformer.

Quando afastamos as pernas estendendo o quadril a tendência da coluna é entrar em extensão. Para facilitar o ajuste que garante a neutra (na realidade um sutil movimento no sentido da flexão, que simplesmente impede a extensão) vamos expirar e conectar o centro (ativando transverso, oblíquos, assoalho pélvico, todo o pessoal do core), mantendo o tronco fechado / conectado na frente (espaço entre cristas ilíacas e costelas mantido).
Quando as pernas sobem, aproximando-se do centro, a coluna tende a flexionar. Vamos então inspirar suavemente, afrouxando a articulação, relaxando o centro e permitindo que os multífidos e demais eretores espinhais atuem garantindo a neutra (na realidade um sutil movimento no sentido de extensão que simplesmente impede a flexão). Mandamos (mantemos) os ísquios para baixo limitando o movimento pelos ísquio-tibiais.

Exemplo 2:
Série de pernas sentado na Cadeira.

Pernas sobem se aproximam do centro - ar entra - centro relaxa -quadris flexionam, cedem, permitem.
Pernas descem se afastando do centro – ar sai – centro é ativado - quadris estendem.

E assim, a medida que os alunos vão fazendo esta relação entre expiração/conexão quando os membros se afastam e inspiração/afrouxamento quando se aproximam, estes gestos vão ficando mais automatizados (no sentido da fase competente inconsciente) até que, Bingo!, esse expandir e recolher, conectar e relaxar, passam (ou voltam) a ser uma maneira natural de mover-se.
As articulações ganham espaço, relaxam, passam a mover-se sempre presevando o alongamento axial e, consequentemente, sua saúde.

É claro que sempre é possível alterar a respiração como forma de desafio , mesmo porque é importante saber manter a conexão, estabilizar a coluna, em situações funcionais as mais diversas.

Estamos apenas sugerindo possibilidades didáticas que facilitem a tomada de consciência corporal e organização de movimento por nossos alunos.

Experimentem e me contem. Beijos.

3 comentários:

Juliana Klein disse...

perfeito! adorei....a regrinha que ficará na cabeça agora é:
expirar, conectar, expandir X inspirar, relaxar e recolher.
já tá memorizado! beijos

Prof. Breno Castro disse...

bom que só, ja empregava essa lógica nas minhas aulas, mas ficou muito didático falar dessa forma. valeu, Sylvia.

Silvia Gomes disse...

Oi Prof. Breno, que bom que auxiliou, ainda que depois dos últimos escritos de Blandine a idéia de inspirar flexionando a coluna passou a ser também bem interessante. Abraço!

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Sampa, SP, Brazil
Mulher, mãe, professora de Ed. Física, instrutora de Pilates, uma apaixonada pelo movimento: o meu, o seu, o de todos nós, o de todas as coisas..