quinta-feira, 22 de maio de 2008

Exercícios de respiração.

Ainda que possamos encontrar os princípios de Pilates com algumas variações em diferentes escolas (sem jamais perder de vista os originais), a respiração sempre mantém sua supremacia.
Afinal, é nossa fonte primeira de conexão com o mundo: sobrevivemos algum tempo sem alimento ou água, mas sem ar... Nada feito!
Diversas são as possibilidades de utilização desta ação variando conforme as técnicas de movimento (Yoga, Pilates, Musculação, Corrida, etc) e de acordo com os objetivos que se pretendem alcançar (relaxamento, estabilização).
De qualquer forma é interessante, em termos de incremento da consciência corporal e controle do movimento, que se possa explorar todas as amplitudes ( e possibilidades) de nossa caixa torácica. Isso nos permite acessar diferentes ações, de acordo com nossa necessidade e garantir uma respiração cotidiana eficiente, livre de tensões.
O movimento da caixa torácica permite o aumento e redução dos volumes intratorácicos em seus três diâmetros de expansibilidade: vertical (ação direta do diafragma), transverso e ântero-posterior (dados pelo movimento das costelas).
Muitos alunos nos chegam com o tórax rígido ou utilizando demasiadamente a respiração acessória (ativando esternocleido e escalenos) tensionando pescoço e ombros.
No ambiente de Pilates é importante estimular a percepção da respiração nos diversos planos para aquisição de um movimento mais eficiente e harmônico. Seguem duas sugestões de trabalho respiratório para estimular a respiração intercostal associada à diafragmática.

Exercício 1 : Sentado numa posição confortável que permita estar bem em cima dos íquios (no caso ela está sobre o rolo), passe a theraband pelas costas ao redor das costelas e cruze a frente segurando com as mãos, palmas para cima. Inspire pelo nariz sentindo a expansão das costelas na faixa elástica. Enquanto expira, afaste as mãos, mantendo os antebraços paralelos ao solo e os cotovelos próximos à cintura. Perceba o movimento de expansão do tronco em todo seu diâmetro.Quando inspirar novamente, retorne os braços à posição inicial.


Exercício 2: Deitado na posição de concha, braços e nuca relaxados. Um parceiro coloca as mãos sobre a parte posterior do gradil costal. Inspirar buscando inflar as mãos do parceiro. Enquanto expira, as mãos do parceiro deslizam pelo/com o gradil costal, suavemente, para frente estimulando o afunilamento das costelas e ativação dos intercostais e oblíquos em sua função expiratória.


Expeimentem e me contem os resultados, sensações... beijo, silvia.

7 comentários:

Anônimo disse...

Oi Prô...
Direto de Salvador, ensinando a gente a "respirar"....
Veja se descansa né...
Mas falando sério... tava na hora msm de postar pra gente...
Muitas saudades..
Beijo
Lidia & Tammy

Silvia Gomes disse...

Oi lili, postei de SSA não, foi quinta daqui de sampa. Mas SSA foi ótimo! Descansamos e curtimos! Beijos e até quinta. Ah! Trouxe a encomenda de Tammy. Beijos e até terça.

Silvia Gomes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Silvia Gomes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
GUGA ALAYON disse...

Oi, Sil-Sil!
Saudades muitas...
As fotos agora estão sensacionais. Fazem diferença e ilustram bem legal os exercícios.
beijão

Silvia Gomes disse...

Oi Guga, as fotos na realidade foram tiradas em estúdio psra um curso de Pilates na Gestação que vai rolar em Ribeirão e aqui em Sampa.
Mas no geral vão ser as caseiras mesmo, do cotidiano do estúdio rs
Não vou nem falar sobre saudades com vc que a coisa já leva uns... 20 anos? Beijos!

GUGA ALAYON disse...

já 20?
Então vc está usando fotos do século passado aqui. Vc não mudou nada.
bj

Minha foto
Sampa, SP, Brazil
Mulher, mãe, professora de Ed. Física, instrutora de Pilates, uma apaixonada pelo movimento: o meu, o seu, o de todos nós, o de todas as coisas..