domingo, 17 de agosto de 2008

Almofadas e rolinhos: acomodando a cervical.

É muito comum em estúdios de Pilates encontrarmos almofadinhas de várias espessuras, rolinhos, “tatus”, etc.
Geralmente a função desses acessórios é colocar o aluno numa situação confortável. Uma das situações em que as almofadinhas são bastante utilizadas é no decúbito dorsal em especial para acomodar a coluna cervical.
Sabemos o quanto é difícil, quando estamos em pé, equilibrar a pesada cabeça em cima das vértebras atlas e áxis quando não temos um bom alongamento axial. Quando tudo está organizado a cabeça fica leve, equilibrada no topo da coluna, com a nuca longa, lordose cervical preservada, o crânio alinhado posteriormente com a torácica e o sacro. A cabeça flutua como um balão enquanto o pescoço fica longo e as escápulas escorregam pelo gradil costal.

Quando a postura está desorganizada a coisa muda de figura. Muitas vezes encontramos a cabeça anteriorizada, associada a uma hiperlordose cervical ou uma retificação. Em outros a cabeça está melhor posicionada em relação ao plano sagital, mas o pescoço está retraído, a língua tensa dentro da boca, a cervical retificada.
Quando o aluno posiciona-se deitado em supino, o posicionamento em pé se mantém é importante que acomodemos esta cabeça para que a cervical fique relaxada antes e começarmos qualquer orientação de trabalho.
A cabeça anteriorizada, geralmente fica bem acomodada com uma almofadinha sob o crânio. Atenção para a altura da almofada: o objetivo é que pescoço fique relaxado.

No caso da retificação vai bem um "tatu" ou rolinho bem abaixo abaixo da cervical, no ápice de sua concavidade e a dica: o rolinho deve ser deixado solto, como se fosse feito de casca de ovo. A intenção é resgatar a lordose cervical. O instrutor pode movê-lo vez por outra para verificar se a cabeça está bem posicionada.

Os encurtamentos que levam a um mau posicionamento da cabeça são de cadeias, de vários músculos concatenados. A organização se dará aos poucos conforme o trabalho de Pilates através da organização do centro se desenvolva.
Não é um bom caminho tentar organizar uma lordose cervical fazendo um movimento de retificação que tensione os flexores do pescoço excessivamente. Aí entram as almofadas e rolinhos.

Tenho visto por aí várias situações em que a retificação cervical é tratada como se fosse uma situação normal. É preciso tomar cuidado. Desconfie de pescoços enrugados, cheio de linhas. O pescoço, em geral possui uma pele bastante lisa e a cervical neutra, assim como a lombar neutra, são lordoses ( e não hiperlordoses ou "retas").

Observem e me contem. Beijo, Silvia.

4 comentários:

Anônimo disse...

olá! parabéns pelo seu site! será que você saberia me dizer onde podemos comprar os tais "tatus", falo do rio de janeiro, jardim botanico
mto obrigada e sorte!
Deborah

Silvia Gomes disse...

Oi Deborah. Os "tatus" podem ser encontrados na Carci (www.carci.com.br). Os rolinhos e almofadas eu mando fazer em qualquer estofador. Vale a pena que o material de forração seja tipo um curvin que é fácil de limpar. Atenção a densidade da espuma também. Obrigada você por visitar o blog. Divulgue! Beijo, silvia.

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,

freefun0616 disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Minha foto
Sampa, SP, Brazil
Mulher, mãe, professora de Ed. Física, instrutora de Pilates, uma apaixonada pelo movimento: o meu, o seu, o de todos nós, o de todas as coisas..