domingo, 17 de agosto de 2008

Almofadas e rolinhos: acomodando a cervical.

É muito comum em estúdios de Pilates encontrarmos almofadinhas de várias espessuras, rolinhos, “tatus”, etc.
Geralmente a função desses acessórios é colocar o aluno numa situação confortável. Uma das situações em que as almofadinhas são bastante utilizadas é no decúbito dorsal em especial para acomodar a coluna cervical.
Sabemos o quanto é difícil, quando estamos em pé, equilibrar a pesada cabeça em cima das vértebras atlas e áxis quando não temos um bom alongamento axial. Quando tudo está organizado a cabeça fica leve, equilibrada no topo da coluna, com a nuca longa, lordose cervical preservada, o crânio alinhado posteriormente com a torácica e o sacro. A cabeça flutua como um balão enquanto o pescoço fica longo e as escápulas escorregam pelo gradil costal.

Quando a postura está desorganizada a coisa muda de figura. Muitas vezes encontramos a cabeça anteriorizada, associada a uma hiperlordose cervical ou uma retificação. Em outros a cabeça está melhor posicionada em relação ao plano sagital, mas o pescoço está retraído, a língua tensa dentro da boca, a cervical retificada.
Quando o aluno posiciona-se deitado em supino, o posicionamento em pé se mantém é importante que acomodemos esta cabeça para que a cervical fique relaxada antes e começarmos qualquer orientação de trabalho.
A cabeça anteriorizada, geralmente fica bem acomodada com uma almofadinha sob o crânio. Atenção para a altura da almofada: o objetivo é que pescoço fique relaxado.

No caso da retificação vai bem um "tatu" ou rolinho bem abaixo abaixo da cervical, no ápice de sua concavidade e a dica: o rolinho deve ser deixado solto, como se fosse feito de casca de ovo. A intenção é resgatar a lordose cervical. O instrutor pode movê-lo vez por outra para verificar se a cabeça está bem posicionada.

Os encurtamentos que levam a um mau posicionamento da cabeça são de cadeias, de vários músculos concatenados. A organização se dará aos poucos conforme o trabalho de Pilates através da organização do centro se desenvolva.
Não é um bom caminho tentar organizar uma lordose cervical fazendo um movimento de retificação que tensione os flexores do pescoço excessivamente. Aí entram as almofadas e rolinhos.

Tenho visto por aí várias situações em que a retificação cervical é tratada como se fosse uma situação normal. É preciso tomar cuidado. Desconfie de pescoços enrugados, cheio de linhas. O pescoço, em geral possui uma pele bastante lisa e a cervical neutra, assim como a lombar neutra, são lordoses ( e não hiperlordoses ou "retas").

Observem e me contem. Beijo, Silvia.

3 comentários:

Anônimo disse...

olá! parabéns pelo seu site! será que você saberia me dizer onde podemos comprar os tais "tatus", falo do rio de janeiro, jardim botanico
mto obrigada e sorte!
Deborah

Silvia Gomes disse...

Oi Deborah. Os "tatus" podem ser encontrados na Carci (www.carci.com.br). Os rolinhos e almofadas eu mando fazer em qualquer estofador. Vale a pena que o material de forração seja tipo um curvin que é fácil de limpar. Atenção a densidade da espuma também. Obrigada você por visitar o blog. Divulgue! Beijo, silvia.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Minha foto
Sampa, SP, Brazil
Mulher, mãe, professora de Ed. Física, instrutora de Pilates, uma apaixonada pelo movimento: o meu, o seu, o de todos nós, o de todas as coisas..