quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Artrose nas mãos: sugestões de trabalho.

O objetivo deste texto é dar dicas de como trabalhar com pessoas acometidas de artrose, especialmente nas articulações distais das mãos.

Existem no repertório de Pilates um grande leque de exercícios fundamentais para a organização e fortalecimento de cintura escapular, tronco e braços. Vários desses exercícios exigem descarga de peso em MMSS ou ainda que se segure uma alça presa na extermidade de molas ou cordinhas (no caso da Reformer).
Em relação a descarga de peso, uma boa sugestão está na redução da amplitude de flexão do punho e, possibilidade de relaxamento das articulações dos dedos. A idéia é empilhar os ossos do braço buscando uma boa congruência articular e deixar que a descarga de peso ocorra mais no "calcanhar da mão", no tarso. É importante aqui lembrar da ativação do dedo mínimo conectando tríceps e facilitando o acoplamento da escápulas no gradil costal.

Em relação às alças devemos ter em mente que não é preciso agarrá-las para transmitir a força. Podemos muitas vezes manter as mão abertas em exercícios como extensão de ombros e tríceps. Além disso prender o punho com um velcro pode ser uma forma de gerar uma tração com decoaptação articular de todo o braço.

Atenção ao que relata o aluno: para alguns a tração pode ser agradável e aliviar e para outros extremamente desconfortável. Cada pessoa terá uma resposta diferente. Escute o que dizem os alunos!

Uma última dica fica para os exercícios em que queremos dar uma assistência das molas mas temos uma mão comprometida.
Uma sugestão é usar diretamente as molas conectadas por alças como dica táctil e assistência simultaneamente.
Vejam o exemplo na flexão lateral.
Osteoarteose , o que é?
Osteoartrose é uma doença degenerativa da articulação sendo a forma mais comum de artrite (doença inflamatória crônica de longa duração que causa dor, rigidez, calor local, vermelhidão e inchaço nas articulações).
Afeta freqüentemente as pessoas a partir da meia-idade e, envolve o pescoço, coluna lombar, joelhos, quadris, e articulações dos dedos, principalmente das mãos. Quase 70% das pessoas acima de 70 anos, tem evidência radiográfica desta doença, mas só a metade destas desenvolvem sintomas.
Também pode acontecer em articulações traumatizadas previamente de modo prolongado e excessivo, por infecções, ou mesmo por processos inflamatórios crônicos.
Quando tiverem oportunidade experimentem e me contem. Beijo, silvia.

3 comentários:

Anônimo disse...

OI SILVIA... COMO SEMPRE ADORO VER SEU BLOG... APRENDO BASTANTE... VOCE É MARAVILHOSA... UM BEIJO LOURDINHA...DO CURSO DE TRANSIÇÃO
ATÉ OUTUBRO

Anônimo disse...

Silvia bom dia acompanho seu blog e pelo twitter também, esse post foi muito bom para mim, se tiver algumas outras dicas porque tanto eu como meu filho temos osteoartrose é dói muito e nos limita demais!
seu espaço sempre ajudando e nos informando mais e mais!! Parabéns! Poucos abordam esse problema.

Um lindo dia para você!
Beijos
Chris

Debora Cherubini disse...

Sil eu uso muito essas variações,principalmente apoiando ocalcanhar da mão e utilizo um rolinho qdo o exercício é de descarga de peso.
Queria compartilhar que nãouso apenas para quem sofre de artrose, uso muito com meus alunos dentistas e, claro, músicos,pois eles já têm uma sobrecarga no seu trabalho. O resultado é bom, eles relatam melhora e assim eu não preciso abrir mão de realizar muitos exercícios que são importantes.
bjus

Minha foto
Sampa, SP, Brazil
Mulher, mãe, professora de Ed. Física, instrutora de Pilates, uma apaixonada pelo movimento: o meu, o seu, o de todos nós, o de todas as coisas..