sábado, 25 de julho de 2009

Quem é o melhor profissional para ensinar Pilates?


Dou aulas de Pilates desde 1998. Iniciei como aluna (o que ainda sou), passei a ser assistente para, finalmente, ter minha primeira turma como professora.
Tudo isso em Salvador, BA.

Era uma estrutura grande: três estúdios sendo que o maior , aonde eu trabalhava, contava com três salas completas (reformer, trapézio, cadeira e acessórios).
Após cerca de dois anos já éramos uma equipe de cerca de 20 profissionais, sendo a grande maioria professoras de Dança formadas pela UFBA. Contávamos ainda com algumas fisioterapeutas e educadoras físicas, meu caso.

As fisioterapeutas faziam as avaliações posturais e, após estagiarem como assistentes, atuavam também como instrutoras. Todos os alunos que iniciavam um programa de Pilates tinham que passar por avaliação postural (o que após alguns anos passou a ser uma das premissas da PMA – Pilates Method Alliance).

As professoras de Dança eram excelentes educadoras e, além disso, tinham uma qualidade de movimento que eram um colírio de inspiração para os olhos dos alunos e assistentes como eu.
As fisioterapeutas nos davam um generoso suporte em relação aos casos de alunos com hérnias discais e tantas outras alterações e corriam atrás de sua experiência pessoal de movimento fazendo aulas.
Tínhamos um sistema de rodízio aonde umas assistiam às aulas das outras para trazer pontos positivos e negativos a serem discutidos nas reuniões que fazíamos periodicamente.
Também entravam na pauta estudos de caso e tantos outros assuntos.

Junto com algumas dessas colegas fiz minha pós em Biomecânica e, com outras, vários cursos de atualização e aprofundamento. Essa união de conhecimentos, a troca de experiências e a paixão pela técnica caracterizavam nossa equipe.

Hoje, 11 anos depois, eu coordeno uma equipe de nove professores entre educadores físicos, fisioterapeutas e professores de Dança. Pouco a pouco, mais gente vem chegando.
Todos trazem sua bagagem que é sempre bem vinda, afinal, é essa mescla que imprime qualidade ao nosso trabalho. Chamamos isso de multidisciplinaridade, que fica ainda mais MULTI quando regada com uma boa dose de humildade.

Compartilhar essa história pessoal na rede tem por objetivo fazer com que as pessoas possam refletir um pouco sobre essas desavenças que aparecem por aí entre fisioterapeutas, educadores físicos e bailarinos profissionais.

Mas, afinal, quem é o melhor professor de Pilates? A origem do melhor profissional para ensinar a técnica não vem do título de sua graduação, mas de sua competência em exercê-la.
O único poder que um curso de graduação dá a alguém é o poder de estudar, se aprofundar, pesquisar, se aperfeiçoar mais e mais.

Quanto maior a diversidade de olhares sobre um problema, haverá mais caminhos sugeridos para sua solução e maior será chance de sucesso.

Lembrem-se: conhecimento só é bom quando compartilhado.

Abraço, Silvia.

5 comentários:

Dayse disse...

Me sinto honrada em participar da nossa equipe, trabalhar com pessoas tão competentes e tão especiais!
Fico feliz em podermos compartilhar e crescermos juntos a cada dia, e olha.. isso é tão raro!

bjs

Silvia Gomes disse...

E é um imenso prazer tê-la conosco também. Beijos.

Andressa Machado Moreira disse...

olá Silvia. Excelente texto! Parabéns pelo blog, estou sempre por aqui dando uma espiadinha e aprendendo mais.

Beijos, Andressa

Cfnobrasil disse...

pArabnes pelo blog silvia.

Poderia comentar mais sobre os Cursos de pilates, a enfase de cada um, vantagens/desvantagens etc..?

abraços!

Fer disse...

Silvia, você é realmente incrível.

Vou republicar seu texto no meu blog com sua fonte, essa é uma história que tem de ser contada e espalhada.

Bom final de semana.

Fer

Minha foto
Sampa, SP, Brazil
Mulher, mãe, professora de Ed. Física, instrutora de Pilates, uma apaixonada pelo movimento: o meu, o seu, o de todos nós, o de todas as coisas..