domingo, 21 de fevereiro de 2010

Inspiração... para Respiração...




Uma imagem que é linda, natural e, acredito, muito eficiente para a respiração é mesmo a da árvore cheia de galhos e folhas. Imaginar que respiramos com todas as folhas da árvore que ocupa todo o volume de nossa caixa torácica, especialmente nas costas, criando mobilidade nas costelas e vértebras dessa rígida região torácica.

Respirem.... se inspirem...

Revejam também http://pilatespaco.blogspot.com/2009/07/esse-video-dispensa-palavras.html

12 comentários:

Unknown disse...

Oi Silvia!

Ótima analogia!
A foto da árvore lá de "bitchura" ficou perfeita....rsrsrs

Outra coisa, desde o ínicio da semana passada, após uma aluna ter mostrado bastante dificuldade na respiração eu comecei a dar um exercício de respiração no inicio da aula e outro no final.
Independente no nível em que o aluno está ou se tem dificuldade ou não com a respiração.
O resultado dessa prática foi imediato, eles mesmos perceberam e relataram que ajuda muito a se concentrar na aula, que eles relaxam mais, e que facilita a organização para o exercício (ava, rsrsr)....
Ainda estou experimentando, mas se continuar com esses resultados tão positivos, vou adotar pra todo inicio e final de aula um exercício específico para respiração....Que vc acha?!
Beijos!!

Silvia Gomes disse...

Oi Cintia, focar a atenção na respiração é sempre bom! Fique atenta para sempre estimular uma respiração suave e não tensa. E sempre estimule a respiraçaõ em diversas áreas dos pulmóes, brincando de empurrar as costelas pra lá e pra cá com o ar.
Lembre-se que as costela são uma cadeia fechada entre esterno e vértebras. Muito estável... desafie essa estabilidade! Beijos e vá em frente! Eu faço a seg..rsrsrsrs

Renata Batista disse...

Putz, que analogia interessante! Essa Silvia, não é mole não! Só para atestar, querida amiga Cintia tenho adotado isto a um tempo, e o resultado é fantastico. Qd eventualmente não começo a aula assim, os alunos até reclamam rs. Uma dica tb é começar com eles deitado sobre 2 macarrões de hidro, apoiando os paravertebrais de cada lado, e a coluna bem no meio. E ali já começa a fazer exercícios respiratórios e de posicionamento. Assim o aluno relaxa a coluna e ao mesmo tempo pratica a respiração. bjs!!!

Cintia Marski disse...

Legal garotas....fiquei toda segura agora, rsrsr!!! Vou experimentar tudo e depois conto os resultados!
Obrigada pelas dicas!!
Beijos!

Maria Fernanda Malva disse...

Oi Silvia, Adorei as fotos, são lindas, a analógia é perfeita, e as fotos passam uma sensação muito agradável, de leveza.
Beijos aqui do Rio.

Silvia Gomes disse...

Oi Fernanda. Essa árvore do final foi numa viagem com a Cintia. É uma árvore realmente deslumbrante, ainda mais com esse céu atrás...
Que bom que te inspirou...
Cintia e Renatiam conosco os exercícios de respiração que vem fazendo?
Comentem aqui ou me mandem por e-mail que eu faço um post: silgomes@terra.com.br
Beijos e obrigada.

Silvia Gomes disse...

Ops! A frase era: Cintia e Renatinha, por que não compartilham conosco os exercícios de respiração que vem fazendo?
Rsrsrsrsr beijoss, silvia.

Pilates Carolina Carpi disse...

OI Silvia, tudo bem???
Depois te ter pesquisado muito e conversado com mtos profissionais, hj fiz minha inscricao pro curso de transicao da Physio Pilates em SP!
Obrigada pela ajuda
Beijo
Carol

Silvia Gomes disse...

Oi Carol, parabéns!!
Você está fazendo um excelente investimento!
Beijos.

Pilates Carolina Carpi disse...

Oi Silvia, vc conhece alguem que trabalha dando aula de Pilates pra criancas? Estou precisando no studio!
Bjo e ate sabado ai no seu studio no curso!

Silvia Gomes disse...

Oi Carol, até conheço! Eu mesma fiz o curso de Pilates para Crianças..rsrsr. Me passe seu contato que encaminho. Vc imagina dias e horários? Beijo.

Pilates Carolina Carpi disse...

Oi Silvia,
meu email é carolcarpi@hotmail.com
e a clinica fica no morumbi, eu pensei de 2a - 5a das 13h - 17h
Beijo e obrigada

Minha foto
Sampa, SP, Brazil
Mulher, mãe, professora de Ed. Física, instrutora de Pilates, uma apaixonada pelo movimento: o meu, o seu, o de todos nós, o de todas as coisas..