quinta-feira, 30 de setembro de 2010

O Movimento nas Articulações da Pelve: Exemplos Práticos

Oi pessoal!

O post Assoalho Pélvico: Músculos que movem articulações, fez tanto sucesso http://pilatespaco.blogspot.com/2010/08/assoalho-pelvico-musculos-que-movem.html que resolvi desenvolver um pouco mais o tema, pois não tem muita coisa sobre a prática desse assunto por aí exceto o famoso: "Segura o xixi!"

Eu tenho obtido um sucesso muito grande com os alunos, simplesmente por chamar a atenção deles em relação á mobilidade da pelve. Vamos ver alguns exemplos práticos.

Standing Leg Pump na Cadeira, variação Facing Side.


  • Sempre inicio pedindo ao aluno que faça o movimento algumas vezes e pergunto aonde está acontecendo o movimento.
  • Quando ele coloca sua atenção na articulação coxofemural, no quadril que trabalha dinamicamente, peço que imagine o funcionamento do gesto como de um cancela, o fêmur desce, cava em seu encaixe proximal no acetábulo, para que o joelho possa subir.
  • Peço que perceba que, enquanto a perna sobe, assistenciada pelo pedal, elevado o fêmur distalmente, o ísquio do mesmo lado abre se afastando do outro e ele, aluno, pode incentivar esse afastamento, deixar que ocorra.
  • Na descida, hora de fazer força, mantendo o espaço entre costelas e pelve longo, estimulo a iniciar o movimento pela aproximação dos íquios, como se o lado da perna da base, puxasse para si o que se afastou.
  • Depois do movimento estudado e estimulos dados, deixe o movimento fluir livremente, relaxando bem a articulação para que ela possa ser lubrificada.
Long Spring Series, Side Lying



  • Deitados em decúbito lateral, ( ver também: http://pilatespaco.blogspot.com/2010/08/decubito-lateral-o-ambiente-estranho.html) alongando bem o corpo no solo, apoio no trocânter e borda lateral da escápula ( e não sobre o acrômio), pernas um pouco a frente da linha do corpo empilhadas, Mande a pelve longe criando espaço na cintura que etá perto do solo, faça uma arco suave na região. Mola longa com alça no pé. A idéia é basicamente a mesma do exercício anterior.
  • Inicie com suave rotação externa, calcanhares juntos, costura interna da calça querendo aparecer para frente. Deixe a mola trazer a perna para cima, sentindo o deslizamento na articulação e o afrouxamento muscular na parte lateral superior, justo sobre a articulação.
  • Perceba como o ísquio se afasta do outro e deixe que isso aconteça. Observe a sutil mudança de pressão no sacro.
  • Solte o ar pela boca pensando que o ísquio de baixo traz o de cima para perto de si. O assoalho se eleva, o movimento reverbera pelo resto da perna e a traz para baixo num movimento “denso”, recheado das camadas musculares das mais profundas as mais superficiais, conforme for necessário. Veja o volume que novamente ocupa o espaço articular do quadril, na coxa agora aduzida.
  • Enquanto o ar entra, a perna desliza para longe criando espaço sempre, a musculatura adutora vai cedendo para que a perna suba e o ísquio é lançado para longe e, sutilmente, mas verdadeiramente se afasta do outro. O transverso superficial se alonga assim como os demais músculos do assoalho pélvico.
Veja na imagem da foto um “Jiu Jitsu bom” como diria a educadora Waneska da Physio, que pode ser utilizado para estimular essa sensação de decoaptação e espaço articular.
Depois de estudado, flua movimento!



É isso aí! Experimentem e me contem suas experiências com essas dicas: estou muito curiosa!
Beijos!

2 comentários:

Bioterapias disse...

Bom dia tudo bem?

Sou fisioterapêuta e amante do estudo dos movimentos e técnicas que proporcionam uma conscientização corporal. Sempre acompanho os seus comentários e com intuito de aumentar o meu conhecimento e dividir a pouca experiência que possuo, também montei um blog. Caso tenha interesse em postar as suas opiniões, e contribuir para o crescimento de desenvolvimento do pilates estou a disposição.
Obrigado pela atenção.
Victor

Silvia Gomes disse...

Oi Victor, achei o blog muito bacana. Vi que vocês estão oferecendo um curso de formação mas não achei no site a formação de vocês. Que escolas seguem? Beijo.

Minha foto
Sampa, SP, Brazil
Mulher, mãe, professora de Ed. Física, instrutora de Pilates, uma apaixonada pelo movimento: o meu, o seu, o de todos nós, o de todas as coisas..