sábado, 20 de março de 2010

Dicas tácteis: a chave está nas mãos.... de quem?

Uma estratégia que venho utilizando nas aulas com resultados bastante efetivos, é o estímulo ao auto-toque. Ele se insere na categoria dos toques tácteis que, em geral, é feito pelo professor.

Vamos relembrar um pouco o mecanismo de percepção no corpo.
Temos, basicamente, duas vias: aferentes e eferentes.

As aferentes representam o caminho de comunicação meio ambiente-cérebro, ou seja, leva informações do meio externo como temperatura, umidade, texturas e, também, do meio interno, posição do corpo no espaço (os famosos proprioceptores), fome, sede, para nosso computador central.

As eferentes, por sua vez, formam o caminho inverso, levam todo tipo de comando do cérebro para o corpo, seja através do automático sistema parassimpático – respirar, digerir, pulsar - seja de forma consciente, ou nem tanto, através do sistema simpático - andar, falar, coçar. Ou seja, nossa ativação muscular consciente é feita pelas vias eferentes.

Obviamente é um sistema extremamente sofisticado, construído de maneira estratégica para que possamos sentir desde a mais sutil brisa no rosto até o quanto devemos colocar de força para tirar uma poeirinha do rosto de um bebê sem despertá-lo.

Muito bem, quando tocamos em alguém, esse toque tem um poder. Um bom toque profissional pode ser extremamente eficaz, desde a ação de um quiropraxista, que realmente mobiliza ossos e articulações, até fisioterapeutas desenvolvendo RPG, incluindo sutilezas (não menos poderosas) como o Reiki.

No ambiente de Pilates, muitos alunos adoram ser tocados, outros nem tanto.
Vamos considerar que estamos diante de uma aluno bastante tenso nos ombros e pescoço e queremos estimular nele, justamente, esse relaxamento, o desligar dessa musculatura de esternocleido, trapézio,etc.

O movimento que utilizaremos é a flexão da cervical no plano frontal. Observamos prontamente que, durante o movimento, o pescoço fica rígido do lado côncavo. Damos dicas verbais:
Mantenha o pescoço macio, deixe a gravidade trazê-lo para a lateral, amacie, amoleça o lado côncavo, etc.

Damos dicas tácteis colocando nossas mãos no pescoço do aluno, uma de cada lado, nos posicionando atrás dele. Qual é o objetivo desse toque? Estimular, despertar a região para que ele tome consciência do local tensionado e procure desativá-lo. Verificamos que, nem sempre, esta dica táctil traz reultados efetivos.

Então lançamos mão de uma outra estratégia: o auto-toque. Quais as diferenças?
Vamos pensar:

Caso 1 - o toque do professor: o aluno está contraindo, ainda que não se dê conta disso, a musculatura da região do pescoço através de um estímulo eferente; o professor dá um toque táctil proporcionando ao aluno um estímulo aferente para que o mesmo tome consciência do local tenso, do músculo que ele está ativando e procure, a partir desta dica, entre outras, relaxar, modificar, desligar esse estímulo eferente de contração pouco eficiente.

Caso 2 – o toque do aluno: o aluno está contraindo, ainda que não se dê conta disso, a musculatura da região do pescoço através de um estímulo eferente; o próprio aluno toca seu pescoço dando o estímulo aferente e, simultaneamente, recebendo um estímulo aferente através de suas mãos contando sobre a densidade, a textura, a temperatura, a ativação muscular deste pescoço. Forma-se um ciclo de vias aferentes e eferentes que possibilita um reajuste praticamente automático e, extremamente eficaz do tônus em questão.

Um último comentário dentro do mesmo exercício, as vezes o aluno se toca e se pergunta o que devo esperar?
Peço que ele toque meu pescoço, mobilize minha cabeça, ou sinta o deslizamento do meu úmero sob o acrômio... funciona bem! É mais uma referência sensorial possível que você oferece ao aluno.

É isso aí! Experimentem e vamos compartilhar. Beijos, Silvia.

6 comentários:

Luana disse...

Nossa Silvia, eh muito bom ter este espaço com as suas dicas!Me espelho muito em ti...

Parabéns pelo DVD, com certeza irei comprá-lo.

Abraço

Luana de Paula

(São Leopoldo,RS)

Silvia Gomes disse...

Oi Luana, fico feliz de poder contribuir com sua prática! Entre e fique à vontade, sempre! Beijos.

Alexandre disse...

Ola! Silvia eu juntei o post do "Gluteo maximo: um cinto de seguranca para lombar" e este, e elaborei um exercicio para os alunos se concientizarem da importancia dos gluteos na estabilizacao da lombar, eu percebo que mesmo agente falando para os alunos da contracao dos gluteos, muitos deles nao entendem a importancia da contracao. Eu acho que se eles sentirem atraves de um toque tactil a estabilizacao da lombar, compreenderao melhor a contracao dos gluteos e sua importancia.
Vou tentar explicar o exercicio:
sentado no cadillac com as pernas para fora (o ideal eh fazer junto com o aluno sentado ao lado dele), pedir para o aluno colocar uma mao espalmada bem em cima de sua coluna lombar e pedir para fazer flexao e extensao da coluna lombar, sem a contracao dos gluteos e abd (pedir para relaxar tudo), o aluno sentira na palma de suas maos o movimento das vertebras. Logo em seguida pedir para o aluno contrair bem os gluteos e repetir o movimento de flexao e extensao da coluna, automaticamente a coluna se estabilizara e o aluno sentira em suas maos o cinto de seguranca formado em sua regiao lombar... antes de fazer exercicios que necessitam grande estabilizacao lombar como "leg spring series" dou esse exercicio de concientizacao. Tem facilitado muito a compreensao e fixacao dessa contracao em minhas aulas...
Bom... nao sei se viajei muito, mas tentei colaborar um pouco tambem!
Bjos!

Ale

Renata Batista disse...

Não se preocupe Alexandre, viagem é tudo que gostamos, a Silvia mais ainda né? rs Boa dica! Querida, com vc eu aprendi muito mais sobre essa coisa do "tocar"... Faz uma diferença! beijosss!

Silvia Gomes disse...

Alexandre: genial! É isso mesmo, quanto mais pudermos utilizar situações que levem o aluno a compreender, perceber, movimentar seu corpo, melhor estaremos trabalhando.
Vamos falar mais sobre glúteos e estabilização. Sabe, acredito que mais importante que aprender estabilizar bem é, finalmente, relaxar muito (as articulações)! Beijos, Silvia.

Silvia Gomes disse...

Oi Renatinha,, saudades! Tô devendo seu anuncio né? Não esqueci, vou te colocar na roda logo, logo! Beijos!

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Sampa, SP, Brazil
Mulher, mãe, professora de Ed. Física, instrutora de Pilates, uma apaixonada pelo movimento: o meu, o seu, o de todos nós, o de todas as coisas..