terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Hundred e Warm Up !

Olá pessoal!

Espero que todos tenham tido uma excelente virada de ano!

Quero começar este ano com uma sugestão de exercício que estamos colocando em prática com nossos alunos: o WARM UP.
Ele foi pensado como um exercício da família do Hundred e demais abdominais em supino por ter o mesmo objetivo de aquecer utilizando um mix de estabilização da coluna, dissociação de membros superiores que são incorporados de maneira bastante ativa e respiração ritmada.

A diferença é que no Hundred original a coluna fica estável em flexão torácica e imprint (certa flexão lombar para suportar o desafio de alavanca de duas pernas estendidas e baixas) e os braços bombeiam paralelos fazendo o movimento intenso (não em tamanho mais em vigor) de flexão e extensão de ombros numa ativação de grande dorsal, tríceps, redondo, etc.

No Warm-up original a coluna fica neutra (a princípio, podendo o exercício regredir e progredir, assim como o Hundred e todo o repetório), e incorporamos movimentos vigorosos de dissociação de braços e pernas em oposição de cinturas associados a respiração ritmada.
Em relação à respiração a idéia é inspirar durante algumas "braçadas" e expirar o mesmo numero vezes. Pode ser feita exatamente da mesma forma como no Hundred em ritmos mais entrecortados ou de maneira mais contínua. Vale experimentar das duas formas.

Objetivo? o mesmo do Hundred - fortalecimento abdominal, aquecimento de todo o corpo com a integração de movimento e repiração. Assistam e me contem o que acham.

Detalhe: essa filmagem foi feita no sítio dos meus pais pelo meu sobrinho Daniel CG (www.dft.ba/-dancg) ! Reparem no cenário bucólico...




16 comentários:

Cintia Marski disse...

Oi Silvia!! Tudo bem?? Feliz 2011!!
Assistindo você no video parece fácil, mas estabilizar o tronco e acelerar a "corrida", é um baita desafio.
Valeuu!..obrigada por mais essa dica!
Beijão!

Larissa disse...

muuuuito interessante !!! vou começar a praticar hj mesmo e com meus alunos tb !!!

Silvia Gomes disse...

Oi queridíssima.. já estou com saudades de você... Ficou bacana o exercício né? Beijos!

Silvia Gomes disse...

OI Larissa, pratique e depois me conte o que o pessoal achou! beijos

Fernanda Luiza disse...

Silvia Feliz Ano Novo:

Grandes idéias.
Sucesso.
Amizade.
Criatividade.
Saúde.
Prosperidade.

Esses são meus desejos para ti.

Obrigada por todo conhecimento compartilhado.

Silvia Gomes disse...

Oi Fernanda... muitíssimo obrigada! Deus e meus neurônios todos te escutem..rsrs Beijão e um 2011 maravilhoso para você também. Beijois!!!

Analu disse...

Belissimo movimento!!! PERFECT!!
Parabens!!!
Silvia vc tem algum curso programado para este ano no Rio de Janeiro (Desculpe a ausencia de pontuaçao.MEU TECLADO ESTA DESCONFIGURADO.
Abço. Analu

Silvia Gomes disse...

Oi Ana, tá sumida!!! Para o primeiro semestre não temos nada agendado para o Rio. Oxalá no segundo apareça algo... mas por que o interesse no Rio.. novidades?? beijos, saudades!

Analu disse...

Sou do interior do Rio de Janeiro e gostaria muuuuito de fazer curso com vc!! Como havia dito em um post anterior finalizei meu curso em dezembro de 2010 e quero me aprofundar e buscar novidades!!!
E Sampa pra mim e um terreno desconhecido rsrsrs. Nao conheço a cidade da garoa!!!
Bjs
Analu

Silvia Gomes disse...

Oi Analú! Em primeiro lugar quero me desculpar por ter me confundido... achei que era uma amiga daqui do interior de São Paulo. Em relação ao Rio eu quero ir mas não temos nada agendado por enquanto. Sugiro para você fazer um dos cursos de São Paulo e se arriscar nessa aventura. Te dou toda a orientação e suporte caso você decida vir. Beijos!

Marianne disse...

Silvia querida! Ótimo exercício! Só uma dúvida: a coluna está neutra ou em imprint? Thanks! Gde beijo!

Silvia Gomes disse...

Oi Mari, desde que você consiga manter a estabilização o ideal, sempre é a neutra. Se faltar abdome você tem algumas opções: imprint é uma (você retifica suavemente para que quando a alavanca estiver maior o ponto que a coluna chegará é neuto e não hiperextensão), diminuir a alavanca outra, desta forma você não precisa retificar a nada e fica no ponto de desafio que sua força, hoje, consegue te estbilizar na neutra. Todas as opçoes são boas desde que você tenha claro o que está acontecendo e seu objetivo para o aluno. Grande beijo.

Carla Vianna disse...

Ameiii... Vamos correr deitados!!!rsrsrs... Muito interessante, agora é praticar... Bjs e obrigada!!

Silvia Gomes disse...

Oi Carla! Bom ter você por aqui! beijos

Renata Martins disse...

Oi, Silvia!
Também sou profª de educação física e sou profª e dona de Studio de Pilates há 7 anos e meio e achei o Warm Up uma boa variação do Hundred; porém, foi aquilo que vc falou, todo cuidado é pouco na hora do aluno colocar em prática, já que a instabilidade é a única coisa que não queremos.
Parabéns e mais sucesso para vc!
Abração, Renata Martins (@RenataMdS).

cinthiasoares_css disse...

Silvia, sou uma das mais novas admiradoras do seu trabalho... Amo me exercitar, e com qualidade. Leio sobre Pilates há muito tempo, mas só agora tive a oportunidade de iniciar este tipo de exercício. Moro em Nova Iguaçu, RJ e o que tenho reparado é, infelizmente, uma banalização do método pilates, com profissionais despreparados e descomprometidos. Fico te assistindo pela internet e babando, pois, infelizmente, a profissional do studio de Pilates que frequento sequer fez uma avaliação postural comigo. Não acho profissionais que atendam à domicílio e que me orientem na modalidade Mat, que acredito ser a mais adequada, pelo menos para o meu objetivo: postura e equilíbrio do corpo... Sou magra e busco elegância e postura, mas vai dizer isso pra "minha" instrutora...
Parabéns pelo trabalho.
Cinthia

Minha foto
Sampa, SP, Brazil
Mulher, mãe, professora de Ed. Física, instrutora de Pilates, uma apaixonada pelo movimento: o meu, o seu, o de todos nós, o de todas as coisas..