sábado, 2 de fevereiro de 2008

Assoalho pélvico: sustentação e passagem.










Oi pessoal! Ainda com a idéia do assoalho pélvico em mente, é importante lembrarmos que o processo de contração e descontração desta região deve ganhar uma atenção especial.

Diferente de uma musculatura como a dorsal profunda, por exemplo, que fica ativa durante horas para nos manter eretos, a ativação do assoalho deve alternar momentos de contração e descontração completa.

Levemos em consideração que essa é uma região que possui 3 orifícios:
a uretra, o canal da bexiga
a vagina, o canal do útero
o ânus, canal do reto

Estamos falando de uma região que possui funções simultâneas de passagem e sustentação.

Desta forma é importante que a consciência sobre esta região permita a ativação (como o "eleve o ânus") e o completo relaxamento.

Prática: vamos imaginar uma possível orientação para a ponte (bridge).
Deitado no solo, pernas fexionadas, pés no solo na largura dos ísquios, sentindo o peso do corpo com suas três regiões de apoio no chão - cabeça, torácica e sacro.
Inspire deixando o ar entrar suavemente pelo nariz; inicie a expiração, aproximando os ísquios, elevando o ânus, trazendo o umbigo para cima e para dentro iniciando uma báscula da pelve e começando a rolar a coluna para cima, abrindo os quadris, projetando os joelhos para longe e tirando uma vértebra de cada vez do solo.
Quando estiver com o esterno, púbis e coxas alinhados, braços alongados no solo, inspire novamente e quando começar a expirar, amacie o peito/esterno e inicie a descida de uma vértebra de cada vez, sempre mantendo os ombros longe das orelhas, o pescoço macio e a nuca longa. Quando pousar o sacro no solo, sinta o peso da bacia retornando ao chão, a recuperação da curva lombar e relaxe completamente o assoalho pélvico, o ânus, toda a região, como se fosse uma flor abrindo.

Lembrem-se, é uma região que deve comportar tônus e flexibilidade, sustentar o peso dos órgãos contra a gravidade e permitir a passagem de um bebê.

Experimentem e me contem. Beijos, ótimo carnaval.
Obs. Imagens emprestadas do http://www.fitforfun.com.br/; idéias baseadas em Blandine Calais.

Nenhum comentário:

Minha foto
Sampa, SP, Brazil
Mulher, mãe, professora de Ed. Física, instrutora de Pilates, uma apaixonada pelo movimento: o meu, o seu, o de todos nós, o de todas as coisas..