domingo, 24 de janeiro de 2010

Mobilizando a coluna em flexão: o Gato de Joelhos.



Oi pessoal!

Este final de semana vim para o sítio dos meus pais em Minas e choveu (novidade....) bastante! Trouxe meu lap top de bolsa e fizemos miséria eu e meu pai! Primeiro consegui, finalmente, baixar um programa de animação de fotos e, segundo, um Fireworks, que me permitiu ajeitar as fotos de maneira a tornar a animação mais interessante! Quer dizer, abaixar e aprender a utilizar..

Aula de informática finalizada, lembrei de contar pra vocês: fazer parceria é tudo de bom! Parcerias não se estabelecem por $$, mas pela troca de necessidades. Tenho um aluno fotógrafo (Fábio Heizenreder) que faz aulas em troca de sessões de fotos. É sensacional porque, na realidade, fotos de boa qualidade são coisas que são utilizadas pra sempre!
As fotos que deram origem a essa primeira animação, provavelmente, foram tiradas no início de 2009, quiças em 2008!

Bom, vamos ao ponto!
Todos sabem que, quando mobilizamos a coluna devemos pensar em crescer, passar por cima de uma grande bola, etc.
Mas uma mobilização de joelhos, por exemplo, é completamente diferente de uma deitada com a grande feed back do solo: ali está você (ou seu aluno), solto no espaço!

Vejamos:
(1) Posição ajoelhado, seus pés são seus joelhos. As mãos na barra torre recebem dela apoio, suporte. Deixe que a barra empure suavemente, todo o tempo, seus úmeros para dentro da gleno umeral enquanto mantém pescoço longo. Coluna neutra: cabeça, torácica e sacro alinhados.
Para a relação pescoço longo e compasso troco-braços veja: http://pilatespaco.blogspot.com/2009/12/o-compasso-tronco-braco.html

(2) Deixe seus glúteos abraçarem seus ísquios por trás, sinta a tração nos seus flexores do quadril. Já eleve o ânus, tracione seu assoalho pélvico para cima assim como seu abdome em toda sua inserção na bacia, na parte anterior. Faça a bacia se posicionar no ar como se quisesse fazer uma retroversão e segure esta posição enraizando seu sacro firmemente nela.

(3) Inspire suavemente pelo nariz e, enquanto expira um longo fio de ar, deixe a cabeça ceder a ação da gravidade e já se imagine fazendo um gancho cavando sobre o ar. Afrouxe o pescoço e a traquéia, pele solta.
O esterno suaviza e, desde a claviculas empurram as vértebras cervicais primeiro, torácicas em seguida, para trás e para cima. As escápulas afatam-se suavemente uma da outra.
(4) O abdome agora cava para dentro e para cima, as costelas se afunilam e a bacia continua com o sacro escorregando para dentro querendo não soltar sua relação com o púbis. Os quadris estão abertos. Continue flexionando uma vértebra após a outra, esticando a pele das suas costas enquanto a pele do abdome afrouxa.

(5) Quando não for mais possível segurar a flexão da lombar é hora de relaxá-la suavemente e permitir que a lordose lombar se forme enquanto o assoalho pélvico relaxa e ísquios, cocxis e púbis se afastam enquanto a musculatura se abre como uma rosa. É um momento em que escorregamos o tronco como se deslizássemos por uma mesa. A posição final (ainda que quase uma passagem) é com o rosto, tronco e bacia, paralelos ao solo. Encontramos a coluna neutra!

(6) É hora de inspirar para, logo em seguida, expirar longamente, aproximando novamente os pontos do assoalho pélvico, recolhendo o botão da rosa, escorregando o sacro para dentro enquanto o glúteo, juntamente com a ação do abdome tracionam a bacia novamente para cima dos Fêmur.

(7) Siga ativando seu abdome e empurrando uma vértebra de cada vez para cima da outra como se fosse encostando suas costas em uma parede. A cabeça será a última a chegar, nobremente, posicionando-se acima de atlas e áxis, equilibrada no ápice da coluna.

É isso aí! Procurem associar o texto com a imagem e me contem: Ficou bacana? Ilustrou mais o texto?
Aguardo vosso feed back! Beijos, Silvia.

16 comentários:

Cintia Marski disse...

Oi Silvia!! Que legal a animação....tá poderosa hein?? rsrsrs
Eu achei que o texto ficou em perfeita sintonia com a animação, tá ótimo. Também gostei da parte da musculatura se abrindo como uma rosa, deixa claro a questão de relaxar na inspiração que você já descreveu em outro post.
Vou testar com os alunos seguindo sua riqueza de dicas e ver o que sai....depois volto pra contar!
Beijos!!

Andrea disse...

OI Sílvia!

Acho que a animação fica pontual com as observações que vc faz. É uma boa alternativa. Acho bem didático.
Queria que vc voltasse ao Rio.
BJs.

Silvia Gomes disse...

Olá garotas! Que bom que vocês gostaram da animação e que ela enriqueceu as dicas. A idéia era exatamente essa!
Andrea, também quer ir.. me leva! Aliás quinta tô chegando aí para a Fundação da ABRAPI.
Um beijo, Silvia.

Anônimo disse...

Oi Silvia,parabéns ficou show de Bola!

Beijos, Giorgia

Silvia Gomes disse...

Oi Giorgia que bom que gostou. Beijo.

Renata Batista disse...

Oi Silvia, sem comentários, Bom para #@$%&*(())... Tudo perfeito! A animação tá mega... bjs!

Silvia Gomes disse...

Êêêêêê!!!!!!!!!!!!! Valeu Rê! Já estou trabalhando em outras.. beijo

Luana disse...

Parabéns Silvia, o seu blog é muito interessante!Dou aulas de mat pilates e uso muito as suas dicas!Este ano quero fazer o curso de aparelhos,gostaria muito de fazer com você.Irá ministrar algum este ano?Um abraço Luana de Paula.

Silvia Gomes disse...

Oi Luana, que bom que você aproveita o blog! Essa é a intenção dele.. ser usado e abusado! Sobre o curso, nossa equipe segue a Physio Pilates. São eles que ministram os cursos completos, com formação reconhecida internacionalmente, que eu recomendo e sigo.
É um investimento com retorno garantido. Beijo Silvia.

Andrea disse...

Oi Sílvia!

Estava enrolada quinta feira, mas gostei da sua proposta. Vou te escrever um e-mail com calma para ver as possibilidades ok?
Bjs, Andréa.

Silvia Gomes disse...

Oi Andrea, mil perdões mas me refresque a memória sobre a proposta de quinta feira? Beijo, Silvia.

Andrea disse...

Oi Sílvia,

A proposta se refere a sua resposta ao meu comentário no Blog. Quando vc escreveu me leva achei que gostaria de voltar e quem sabe dar um outro curso. Se não era esta a intenção eu que peço desculpas. A prosposta não tinha nada a ver com quinta feira. Bem... deixa pra lá, no final das contas foi um mal entendido.Talvez eu tenha me precipitado.
BJ, Andréa.

Silvia Gomes disse...

Oi Andrea.. claro que seria um prazer enorme ministrar cursos no Rio novamente! Eu é que peço desculpas pela minha desatenção.. me confundi coma quinta rsrsr. Estarei a sua disposição sempre. Beijo grande, Silvia.

Anônimo disse...

Oi Sílvia!
Adorei o seu Blog!! Muito informativo e estou apendendo muito.
Gostaria de ver uma matéria sobre a coluna cervical, tenho muito alunos com problemas cervicais. Tenho uma aluna com retificação cervical e escápula alada, ela ainda sofre com ATM. Gostaria de algumas dicas de exercícios de pilates para esse tipo de problema.
Um grande abraço,
Mara

Silvia Gomes disse...

Oi Mara! Como você deve ter visto estávamos conectadas..rsrs Sua resposta sai em grande estilo com uma postagem completa que eu estava desenvolvendo. Aproveite.. beijo!

Patricia Lobo disse...

Oi Silvia? Adorei vc se mexendo hihih, inspira muito mais a vontade de praticar muito tb.
Então Silvia em um post anterior vc falou sobre o Gato de Joelhos na Combo Chair, qual a principal diferença entre os dois? Este é mais fácil? São muito parecidos....

Obrigada
beijinhos

Minha foto
Sampa, SP, Brazil
Mulher, mãe, professora de Ed. Física, instrutora de Pilates, uma apaixonada pelo movimento: o meu, o seu, o de todos nós, o de todas as coisas..