sábado, 29 de maio de 2010

Kathlenn (Kathy) Stanford Grant : 1921 - 2010

Kathleen (Kathy) Grant faleceu esta semana, dia 27 de maio. Já tinha escutado falar de seu nome e visto algo no site da PMA, mas entrei em contato com seu trabalho através de uma matéria linda na revista Pilates Style.

Fucei a coleção e, felizmente, achei a Edição de janeiro/fevereiro de 2006. Kathy tinha, então, 84 anos e o tema da matéria era um de seus favoritos: os gatos.
Kathy foi da primeira geração de instrutores de Pilates aprendendo a disciplina diretamente com Joseph e praticando por mais de 50 anos. Os valores de Kathy eram completamente harmônicos com os do Método Pilates, em toda sua essência e abrangência, diz Alice Becker.

Segundo Kevin Bowen, Diretor de Educação da Peak Pilates, ela foi uma excelente professora, apaixonada por seu trabalho e com um imenso prazer em compartilhar seu conhecimento. Prova disso é que seu estúdio era dentro da New York University e, todos os alunos do programa de Dança da Tisch School of Arts desta Universidade, faziam aulas com ela durante todo o primeiro ano do programa.

Aproveitei o resgate da matéria para prestar uma homenagem a Kathy fazendo o que ela mais gostava: compartilhar seu conhecimento. Aproveitem!

CAT TALES
(Um jogo se palavras com cat e Kathy e tales e tayls. Cat é gato , tales significa contos e tayls significa cauda. Desta forma podem ser Contos de Gato, Contos de Kathy, Caudas de Gato e Caudas de Kathy. Muito bacana!)

A inspiração de Kathy Grant para criar variações em torno do exercício gato, além de sua admiração pelo animal, vinham do reconhecimento de que, muitos dos exercícios de MAT do Pilates, são em supino. Kathy via nos gatos uma alternativa para o corpo sair da posição supina e ter um momento de silêncio interno antes de entrar no repertório.

"Além disso, os gatos são um modo divertido e eficiente de alongar a coluna, mover os quadris e fazer transições entre os exercícios. As posições devem ser divertidas e trazer bem estar. Quando fizer os exercícios, lembre-se de ser criativo e usar sua imaginação.: todos os gatos são diferentes. Lembre-se disso."

Kathy gostava de dizer:”Você não pode fazer um gato ruim se você realmente visualizar que você é um gato. E, se você não gosta de gatos, seja um cachorro”.

Suas aulas no programa de Artes iniciavam em pé e iam progredindo para o trabalho deitado. O repertório de Kathy “Before the Hundred” (Antes do Hundred), estimulava o despertar da coluna, o fortalecimento do Core e o alongamento dos músculos encurtados.

Os alunos se concentravam enquanto Kathy marcava ritmos com os pés e dava vida à pitorescas imagens. Ela pedia aos estudantes que tivessem a mente livre, como se estivessem ouvindo música com fones, enquanto gentilmente rolavam a cabeça. “Seus olhos são pincéis pintando a parede”, era uma dica para ajudar a alinhar a cabeça durante os sit-ups.
Kathy também exercitava suas cordas vocais – os alunos falavam seus nomes, endereços, telefones como se fosse música lírica e, por vezes, assobiavam ou zumbiam. Esses truques, desenvolvidos ao longo de uma vida de ensino, não só mantinham os alunos respirando, como também incentivavam que eles abrandassem , acalmassem, antes de se apressarem através dos movimentos.
Quando ela via alguém com dificuldade para simplificar um movimento, lembrava: "Não dance - senão você estará interpretando. Você precisa primeiro, ter a essência. Depois você acrescenta isso à sua Dança."

Durante todo o primeiro ano os estudantes deviam participar do Grant´s Pilates Program ; no final do segundo semestre eles deveriam estar fortes o suficiente para realizar a rotina completa e vigorosa de Pilates Mat, o que significava que eles deveriam chegar 15 minutos mais cedo para a aula, às 8:45. Ninguém reclamava desse horário - são hábitos, que eles sabiam, poderia estender suas carreiras e mantê-los fortes para dançar por anos.


Dicas para um bom gato!

. Seja cuidadoso se tiver pulsos e joelhos sensíveis, Talvez você tenha que evitar os exercícios se eles lhe causarem dor
. Mantenha os ombros longe das orelhas com seu pescoço alongado
. Não trave seus cotovelos com excesso de extensão
. Os joelhos devem estar na largura dos quadris
. As mãos devem estar sob os ombros com suas escápulas acopladas no gradil costal, dedos alongados para frente
. Distribua seu peso entre pernas e tronco
. Mantenha seu baixo abdome para dentro todo o tempo.


Gato do Retrato


Comece na posição de Yoga “pose de criança” (sente nos seus calcanhares com seu peito descansando nas suas coxas, cabeça pousada e relaxada no solo, mãos descansando com braços relaxados para trás).

Transforme-se de criança em gato enquanto você circula seus braços longos pelo solo até a frente do seu corpo.

Deslize seus braços para frente no MAT a medida que você ergue seus quadris arqueando as suas costas.

Levante sua cabeça e aproveite o espreguiçar por alguns segundos.

Para terminar, inverta a forma, arredonde as costas e vá, aos poucos, sentando sobre seus calcanhares, retornando à “pose de criança”.



Gato Agitado

Comece na “pose de criança”. Erga-se sobre suas mãos e joelhos com sua coluna arredondada e sua cabeça pendurada.
Mantenha sua cabeça baixa a medida que você avança o quadril para frente como se fosse tocá-lo no MAT.

Justo quando você estiver quase na completa extensão do quadril, imagine que você é um gato que, de repente, vê alguma coisa em movimento, longe e alta.

Rapidamente vire sua cabeça para direita. Mantenha o olhar, e rapidamente “swing” seus quadris para direita.

Olhe para trás, para sua cauda e sente nos seus calcanhares. Descanse por um momento e comece para o outro lado. Para alcançar a sensação desse exercício, Kath diz aos alunos para imaginarem que tem “uma cauda insolente” (have a sassy tail)



Chiado de Gato

Comece na posição do gato arqueado, arredondado (ombros sobre as mãos e quadris sobre os joelhos).
Trabalhando a partir de sua cauda em direção à cabeça, devagar inverta sua coluna para extensão., como se você fosse um gato sendo coçado.
Enquanto você alonga, espreguiça sua coluna torácica, faça um chiado a medida que você levanta sua cabeça completando a extensão da coluna.

Nessa posição arqueada, mande seus quadris para trás até em direção aos calcanhares.
Mantenha sua coluna inteira em extensão à medida que você empurra o solo com seus braços e move seus quadris para trás em direção aos calcanhares. Continue chiando.

Lembre-se de manter seu baixo abdome para dentro todo o tempo. A medida que seus quadris alcançam seus calcanhares , relaxe na posição de yoga “pose de criança”.


Espero que tenham gostado da matéria e pratiquem. Eu experimentei e é delicioso!
Essa semana todos os meus alunos farão numa homenagem a Kathy Grant!
Beijos!



9 comentários:

Renata Batista disse...

Kathy... pelo visto fez bem sua parte aqui nessa vida. Interessante a forma de trabalho dela, boa inspiração!

Cintia Marski disse...

Nossa Silvia! Que delícia de movimentos, ....rsrsrs!
Parabéns e obrigada pela iniciativa em nos presentear com essa tradução e homenagem a Kathy Grant.
Fiquei com uma dúvidazinha no "Gato Agitado", a cabeça vai para a direita e o quadril tb? É isso?
Beijão Silvia!

Silvia Gomes disse...

Oi garotas, são muito legais mesmo os gatos de Kathy. No gato agitado, a cabeça vai para o mesmo lado que o quadril, como você disse! Amanhã praticaremos os 3. Beijos!

Ana Paula disse...

Oi Silvia,

Gostei muito da matéria!
Achei interessante ela começar a aula de pé e finalizar na posição deitada, no curso de Isostretching as posturas seguem essa sequencia! Vou experimentar em uma de minhas aulas!Vou testar tb as poses de gato, para grávidas deve ser uma delícia tb!
Beijos
Ana

Silvia Gomes disse...

Oi Ana, são mesmo gostosas de praticar. Todos os meus alunos praticaram esta semana. A minha pessoal sensação depois de executar os 3 gatos foi a de perceber todo o volume da minha coluna dentro do meu corpo. Beijo!

Clara F. Trigo disse...

Como sempre, informação de primeira!!! beijão, minha linda!

Silvia Gomes disse...

Oi Clarinha.. que bom ter você por aqui. Estamos com saudades!

Pilates Corpo & Alma disse...

Olá Silvia,
adoro suas dicas, acabo de inaugurar meu estúdio de pilates em santo andré - sp estou terminando minha pós em pilates na faculdade gama filho e confesso que estou adorando o método e fico ligado nas suas dicas, o ultimo post foi bem interessante, tenho uma aluna especial que precisa de atenção e alguns cuidados, ela teve paralesia do lado esquerdo quando criança e tem a perna torta, hoje ela está um pouco melhor devido a alguns tratamentos que ela fez antes de vir fazer pilates mas se você puder postar alguma coisa sobre, algumas dicas eu agradeço.

Obrigada.

Silvia Gomes disse...

Olá Corpo e Alma..rsrs
Fui visitar seu site e adorei o estúdio. Achei que ficou bem bacana: a sala é ótima, grande, bastante espaço, colorido, muito legal! Sobre as dicas, desta maneira que você relatou o histórico da aluna, ficou um pouco solto, Eu porecisaria entender melhor essa "perna torta" e o controle que ela tem sobre a mesma para pode ajudar. Seja um pouco mais específico para podermos pensar juntos! Obrigada por escrever, beijo.

Minha foto
Sampa, SP, Brazil
Mulher, mãe, professora de Ed. Física, instrutora de Pilates, uma apaixonada pelo movimento: o meu, o seu, o de todos nós, o de todas as coisas..