sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Estabilizar: manter a gangorra em equilíbrio!













Oi pessoal!
Vocês já brincaram com alguém de manter uma gangorra equilibrada no meio, indo para frente e para trás do apoio?
Então acompanhem essa imagem que venho usando ultimamente:
Se pensamos na relação tronco / membros inferiores (vale também para superiores!) como uma gangorra, em uma extremidade temos o peso dos membros e na outra temos a musculatura do tronco.
Se as pernas estão no solo flexionadas a gangorra está vazia e em equilíbrio.
Se elevamos uma perna ainda flexionada, subiu uma criança no banquinho e, se queremos manter a gangorra equilibrada, é preciso colocar uma outra de mesmo peso no lado oposto: no lado do tronco.
O peso do lado do tronco, entretanto, é feito exclusivamente por ativação muscular.
Se estendemos a perna ou se elevamos a outra que estava no solo, o peso do lado dos membros se torna cada vez maior e na outra extremidade a força abdominal começa a ser cada vez mais necessária para manter a gangorra equilibrada.
Se a ativação no centro (força) não for suficiente , o peso das pernas fará a gangorra começar a subir e isso significa que começamos a alavancar a coluna (perder sua estabilidade) gerando uma sobrecarga inadequada aumentando a lordose lombar.
Por isso quando algum aluno pergunta "até onde devo descer a perna" ou "até onde devo estender a perna" a resposta é sempre a mesma: até o ponto em que você mantém a estabilidade da coluna, ou seja, até aonde a musculatura garante que a gangorra de ossos fica equilibrada.
Geralmente a maneira de verificar isso é o conforto. Quando existe sobrecarga na lombar, ou seja que a gangorra ameaça subir do lado do tronco, sentimos imediatamente desconforto na região.
É importante fazer os exercícios de maneira lenta quando o objetivo é aprender a estabilizar, Verificar o gradual aumento da força do centro a medida que os membros se afastam, mantendo as curvas da coluna estáveis e o abdome plano.
Falaremos mais sobre isso na próxima semana.
Um beijo, ótimo final de semana.

Nenhum comentário:

Minha foto
Sampa, SP, Brazil
Mulher, mãe, professora de Ed. Física, instrutora de Pilates, uma apaixonada pelo movimento: o meu, o seu, o de todos nós, o de todas as coisas..