domingo, 27 de setembro de 2009

Encontro de Gigantes

Oi pessoal!

Como vocês devem ter visto na agendinha de cursos logo aí acima no blog, quinta feira da semana que vem começa a Conferência Internacional de Pilates que, por sorte nossa, este ano vai acontecer em Salvador. Ela acontece a cada dois anos e a última foi na Alemanha. Será um encontro de grandes nomes da Educação em Pilates

Estamos indo em cinco professores da minha equipe, o que me deixa extremamente feliz.

Por falar em encontro de grandes nomes, ontem, sábado, dia 26/09, tive a oportunidade de participar de um encontro muito especial e muito emocionante. Reuniram-se na GAP Academia (aonde tenho um estúdio), por convite do Pedro (o proprietário da academia,) o prof. Pedro Henrique Camargo de Toledo, professor de Educação Física que ministrou aulas na USP na década de 70 e um pequeno número de convidados. Prof.Pedro foi professor de graduação de Antonio Carlos Amadiu, atual membro da reitoria da USP, professor doutor desta universidade e uma das feras da Biomecânica atualmente. Estava também presente a Profa. Dra. Viviane Louise Andree Nouailhetas que também foi aluna de graduação e atleta, desde seu primeiro ano de graduanda, do Pedrão (como é carinhosamente conhecido o prof. Pedro). Atualmente ela é da equipe da UNIFESP.

Foi um momento de reencontro para eles e de transimssão de experiência de vida, através do relato de suas histórias, do tempo que compartilharam juntas, para nós, felizardos que ali estávamos.
Para mim, especialmente, foi muito importante porque me vi ali, com pessoas da minha área, muito mais experientes que eu, mas movidas pelo mesmo combustível: PAIXÃO.

Pedrão falou, com extrema humildade, sobre algumas idéias, pensamentos, que me tocaram bastante e que vou compartilhar com vocês como estímulo à reflexão:

. Seja o que fizermos em termos de grupo, é importante que exista igual acessibilidade de oportunidades.

. Todos nós somos atletas. Competimos com nós mesmos e isso é bom. É algo a ser estimulado pelo professor que deve ter a sutileza de perceber o que é importante estimular e quando

. Existem muitas pessoas com pernas, tronco fortes e pés e mãos despreparados. É preciso ver o todo.

. É preciso que estimulemos a paixão das pessoas pelo movimento. Movimento é tão preventivo para a saúde quanto escovar os dentes.

. O conhecimento hoje está muito acessível. Enquanto não o aplicamos, não sabemos nada.

. Promover um erro com um aluno por falta de preocupação em querer acertar, não é perdoável.

. O melhor treino não é medido pela quantidade de horas, pelo suor, mas por sua qualidade

. Os requisitos para ser um atleta são os mesmos que para ser um cientista: ser persistente, se doar amando o que faz e não pensar em resultados.

Não são frases literais, mas minha percepção do que foi dito. Foi um momento de muito amor, de muitas declarações de admiração, de amizade. Agradeço muito por ter estado lá.

E, finalizo meu encontro com vocês, oferecendo este pequeno vídeo que fiz hoje na Pinacoteca de São Paulo.
É uma instalação muito emcionante de Céleste Boursier- Mougenot (Nice, França, 1961) que mostra vazilhas de louça produzindo sons ao se tocarem.
Uma representação linda de que, até o rígido, quando numa situação de acolhimento e permissão, pode encontrar um caminho para sua delicadeza.



Aproveitem bem sua semana, trabalhem com bastante dedicação e nos vemos na próxima semana.

Beijos e amor, fiquem à vontade, Silvia.

2 comentários:

Clara F. Trigo disse...

Querida amiga, esse toque de arte fecha sua postagem com chave de ouro! Amei!

Silvia Gomes disse...

Toques de arte, toques de Clara, toques de amor.. todos toques de Midas! Beijos Clarita.

Minha foto
Sampa, SP, Brazil
Mulher, mãe, professora de Ed. Física, instrutora de Pilates, uma apaixonada pelo movimento: o meu, o seu, o de todos nós, o de todas as coisas..