terça-feira, 15 de setembro de 2009

Flexões laterais - qual perna colocar na frente?


Hoje dando aula no estúdio eu estava posicionando um aluno na bola para fazer uma flexão lateral e uma professora que está treinando conosco - e já tem uma boa bagagem de Pilates – me perguntou qual perna deveria ser colocada na frente. Lembrei-me de vocês na hora e resolvi compartilhar mais essa forma de pensar em organizações de posição inicial.

Tanto no barril com os pés no suporte de madeira, quanto no bolão com os pés na parede, costumamos colocar as pernas afastadas antero - posteriormente. A dúvida é: qual perna deve vir na frente?

O primeiro elemento importante é colocar o trocanter maior do fêmur da perna de baixo sobre a bola de maneira que a coluna fique móvel. Se nos posicionarmos muito abaixo, com as costelas em cima do barril ou da bola, não conseguiremos uma boa flexão negativa da coluna – que é o facilitador, o estímulo que nos dá esse exercício, nessas situações.



Deixe que o aluno, a princípio, se posicione com as pernas como achar melhor. Em seguida verifique seu alinhamento: a bacia está no plano frontal com uma crista ilíaca alinhada com a outra, paralelas a uma parede ou espelho à sua frente?

Vamos considerar que o aluno está apoiado com seu lado esquerdo no barril e colocou sua perna esquerda à frente. Se sua bacia estiver girando para trás, peça para que troque a posição das pernas mantendo à direita na frente para facilitar seu alinhamento no plano frontal.

Se ele optou por iniciar (ainda com lado esquerdo apoiado no barril) pela perna direita na frente e sua bacia está tendendo a girar para frente, peça para que troque as pernas de posição colocando a esquerda à frente.

Resumindo: o posicionamento das pernas nesses casos vai ser escolhido de forma a auxiliar o aluno no encontro de uma posição inicial favorável, alinhada, organizada para o início do exercício.

É isso aí! Experimentem e me contem! Beijo, Silvia.

5 comentários:

Unknown disse...

Oi Silvia, mais uma vez....conexão total.....rsrsrs!!!
O bom é que sempre fiz o que vc sujere!!! As vezes algum aluno pergunta sobre qual perna vai a frente e antes de responder eu observo a organização e alinhamento.
Não sei se vc é religiosa....mas vou arriscar uma brincadeira dizendo que vc é minha bruxinha preferida....no sentido de sempre me mandar uma dicazinha.....( por favor, não me leve a mal, é no sentido figurativo, rsrs...)

Um grande beijo e obrigada sempre!!

Obs:Queria tanto fazer um curso com vc, pra São Paulo ou região de Campinas, tem planos??

Unknown disse...

Achei muito interessante sua colocação.
Essa era uma das minhas maiores dúvidas!
Obrigada. Venho acompanhando seu blog a mais ou menos um mês estou amando.
Gostaria de saber quando vc planeja dar curso, sou de BH.
Bjos

Silvia Gomes disse...

OI Cintia e Cris, fico sempre contente de poder ajudar!
Sobre cursos, estou num momento meio delicado.. se tudo correr bem vocês logo ficarão sabendo. Beijos.

Me chamo Eveline disse...

"Aprendi" e a perna que está em contato com o local de apoio deveria ficar à frente. :O rsrs

Silvia Gomes disse...

Oi Eveline, bem vinda. Existem várias formas de pensar. Fixar uma perna e tentar se organizar a partir daí pode ser uma opção. Mas acredito que a possibilidade de colocarmos uma ou outra na frente facilita para o aluno encontrar uma posição inicial melhor organizada. Beijo, Silvia.

Minha foto
Sampa, SP, Brazil
Mulher, mãe, professora de Ed. Física, instrutora de Pilates, uma apaixonada pelo movimento: o meu, o seu, o de todos nós, o de todas as coisas..