segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Solo, parede e bastão: referências para o alinhamento da coluna.














Oi pessoal!

Quero retomar nossas dicas comentando sobre possíveis referências que facilitam o alinhamento tanto em pé quanto sentado, deitado ou em quadrupedia.

Em qualquer posição, quando queremos manter um bom alongamento axial, criando espaços nas articulações, as imagens de oposição entre íquios e topo da cabeça são sempre bem vindas.

Nossa coluna, geralmente, apresenta quatro curvas sendo que apenas três delas são móveis. O sacro, que são vértebras naturalmente "soldadas " (peça única) articula-se apenas com a lombar. As três curvas compostas de vértebras articuláveis são a lordose lombar, a cifose torácica e a lordose cervical.

Prática:
O solo como referência - deitados em posição relaxada, colocamos nosso foco de atenção no apoio do nosso corpo com o solo. Podemos sentir então três pontos de contato: o occipital (cabeça), o ápice da convexidade torácica (em geral T4/T5) e o ápice da convexidade do sacro (em geral no começo do rego do bumbum). As regiões que não sentimos apoiadas são as lordoses lombar e cervical. É bacana experimentar com pernas estendidas, flexionadas e outras variações e observar as mudanças dos apoios.

A parede como referência - sentados sobre os ísquios (podemos dobrar um pouco os joelhos ou sentar em uma caixinha para encontrar esta posição), encostamos numa parede, e tomamos os mesmos três pontos como referência de contato costas/parede - cabeça, torácica (ali, entre as escápulas), e sacro. Solte um pouco seu corpo para frente a partir da cabeça (como um velcro que vai descolando de cima para baixo) e retome a posição.

O bastão como referência (dica para professores) : em quadrupedia a mesma coisa. A partir da descarga do peso feita de maneira adequada (aquela idéia de empilhar os ossos dos membros), o alinhamento no ar será o mesmo. Daí o professor poder segurar um bastão nas costas tocando os três pontos para dar um toque proprioceptivo como referência - como na foto acima à esquerda. Importante observar que o bastão não necessariamente ficará paralelo ao chão. Isso irá variar de acordo com o comprimento de braços e pernas.

Na foto da direita a idéia foi dar uma referência para a posição inicial e, principalmente, para o caminho da final (voltando vértebra por vértebra).

Ter um bastão a mão é uma boa ferramenta para o professor de Pilates. Ele cria uma parede-chão-imaginários que são ótimos pontos de referência para alinhamento. Além disso o professor pode acompanhar o movimento mantendo o bastão nas costas.

Experimentem e me contem. Beijo.

2 comentários:

Anônimo disse...

oie...so passei aqui pra dizer que me lembro das suas aulas e vc com o bastao nas minhas costas.
Adoro usasr o bastao nos exercicios de leg na cadeira sentado...e uma otima propriocepcao duranteo movimento..
dani

Silvia Gomes disse...

É verdade Dani! O bastão auxilia muito como estímulo proprioceptivo nos pontos de alinhamento da coluna. Beijão!

Minha foto
Sampa, SP, Brazil
Mulher, mãe, professora de Ed. Física, instrutora de Pilates, uma apaixonada pelo movimento: o meu, o seu, o de todos nós, o de todas as coisas..