domingo, 11 de outubro de 2009

Relação Professor-Aluno


Como todos os escritos que compartilho neste blog, este também vem para que eu possa aprender cada vez mais.
De um capítulo do livro Eutonia: Educação do Corpo Para o Ser, de Berta Vishnivetz.

“A pessoa que participa das aulas de eutonia, segundo definição de Gerda Alexander, é considerada um aluno. Nunca é chamada de paciente, por mais grave ou comprometedor que seja seu estado.
O conceito de aluno define assim uma relação na qual o sujeito que aprende é considerado em sua possibilidade de crescer, criar, aprender, desenvolver-se. Ou seja, a ênfase recai sobre os aspectos maduros e livres de conflito.

Colocar a pessoa no papel de paciente é colocá-la em uma posição passiva e dependente, vendo-a como alguém que padece de alguma deficiência e não pode valer-se de seus próprios recursos. No conceito de paciente, se dá ênfase à deficiência da pessoa e não à sua capacidade criativa.

Essa relação professor-aluno se reporta a um processo de intercâmbio dinâmico e de aprendizagem recíproca. Não é o profissional o “dono do conhecimento”, mas é o aluno que, ao receber as instruções, realiza uma atividade de exploração com seu modo particular e próprio de atuar."

Apesar deste texto falar da relação professor aluno nas aulas de eutonia, eu acredito que é um assunto interessante que vale a pena trazer para reflexão também em relação ao ambiente de Pilates.

Beijo, Silvia.

2 comentários:

Renata Batista disse...

Boa reflexão... Vejo que o stúdio é o espaço propicio de auto-conhecimento corporal! Sempre digo aos meus alunos: "pilates é um trabalho conjunto, instrutor e aluno, sozinha eu não consigo nada, muito menos o pilates... vc tem que participar"! Eles me olham num primeiro momento e ficam "meio assim", por terem uma outra visão do pilates, mas logo eles se entregam, e as aulas melhoram... Tudo, patologias, postura, vida! Diga não a passividade do aluno e do instrutor... sim ao ensino, consciente e consistente!

Beijo Silvia!

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,

Minha foto
Sampa, SP, Brazil
Mulher, mãe, professora de Ed. Física, instrutora de Pilates, uma apaixonada pelo movimento: o meu, o seu, o de todos nós, o de todas as coisas..