domingo, 11 de outubro de 2009

Relação Professor-Aluno


Como todos os escritos que compartilho neste blog, este também vem para que eu possa aprender cada vez mais.
De um capítulo do livro Eutonia: Educação do Corpo Para o Ser, de Berta Vishnivetz.

“A pessoa que participa das aulas de eutonia, segundo definição de Gerda Alexander, é considerada um aluno. Nunca é chamada de paciente, por mais grave ou comprometedor que seja seu estado.
O conceito de aluno define assim uma relação na qual o sujeito que aprende é considerado em sua possibilidade de crescer, criar, aprender, desenvolver-se. Ou seja, a ênfase recai sobre os aspectos maduros e livres de conflito.

Colocar a pessoa no papel de paciente é colocá-la em uma posição passiva e dependente, vendo-a como alguém que padece de alguma deficiência e não pode valer-se de seus próprios recursos. No conceito de paciente, se dá ênfase à deficiência da pessoa e não à sua capacidade criativa.

Essa relação professor-aluno se reporta a um processo de intercâmbio dinâmico e de aprendizagem recíproca. Não é o profissional o “dono do conhecimento”, mas é o aluno que, ao receber as instruções, realiza uma atividade de exploração com seu modo particular e próprio de atuar."

Apesar deste texto falar da relação professor aluno nas aulas de eutonia, eu acredito que é um assunto interessante que vale a pena trazer para reflexão também em relação ao ambiente de Pilates.

Beijo, Silvia.

Um comentário:

Renata Batista disse...

Boa reflexão... Vejo que o stúdio é o espaço propicio de auto-conhecimento corporal! Sempre digo aos meus alunos: "pilates é um trabalho conjunto, instrutor e aluno, sozinha eu não consigo nada, muito menos o pilates... vc tem que participar"! Eles me olham num primeiro momento e ficam "meio assim", por terem uma outra visão do pilates, mas logo eles se entregam, e as aulas melhoram... Tudo, patologias, postura, vida! Diga não a passividade do aluno e do instrutor... sim ao ensino, consciente e consistente!

Beijo Silvia!

Minha foto
Sampa, SP, Brazil
Mulher, mãe, professora de Ed. Física, instrutora de Pilates, uma apaixonada pelo movimento: o meu, o seu, o de todos nós, o de todas as coisas..