Higiene discal é um conceito que eu conheci através de Blandine Calais (Anatomia Para o Movimento) que ela resume em três noções com o mesmo objetivo: permitir o bem estar discal (falamos do disco intervertebral).
A descarga - o posicionamento da coluna em situações que não sobrecarreguem o disco. Deitar no solo é uma situação de descarga completa. Durante uma flexão para frente apoiar as mãos em uma cadeira ou outra superfície firme é uma forma de descarga parcial. A mesma ação com os braços soltos ou carregando qualquer peso, por sua vez, é uma situação de grande carga para o disco.
O alinhamento longitudinal - consiste em reduzir as zonas de curvatura da coluna (mantendo as curvas naturais) para conseguir uma regularidade na espessura de todos os discos.
O alongamento logitudinal - tracionar a coluna com intuito de ampliar o espaço (muito sutilmente) entre as plataformas vertebrais conseguindo uma reintegração do núcleo ao seu centro no interior do ânulo fibroso.
O Alongamento axial é o segundo princípio da Polestar Pilates (também utilizado em outras linhas, mas com papel de destaque nessa escola). Diz respeito à criação de espaço articular, não apenas na coluna mas em todas as articulações, com o intuito de permitir a mobilização segmentar saudável livre de deslizamentos e compressões que podem gerar patologias.
Ambos os termos falam do mesmo conceito: descompressão!
Atitude que, associada ao movimento em diferentes amplitudes, estimula a lubrificação articular através da secreção da sinóvia ( o lubrax 4 do corpo) além de permitir movimentos l i n d o s !!!!!
Falaremos mais sobre esse assunto. Beijos e bom feriado.
(Imagem: As Três Dançarinas, Picasso, 1925.)
3 comentários:
muito legal as dicas, sil. Estou adorando.
Ando sem tempo pra respirar, imagine então respirar certo.
Nos falamos, querida.
Beijão e parabéns
Oi Guga, bem vindo! Estou ainda em fase experimental ehehehe! Preciso chegar numa linguagem comum à instrutores e pessoas que queiram uitlizar as dicas no cotidiano. Vamos ver se chego lá! Beijos.
já chegou!
Postar um comentário