sábado, 17 de novembro de 2007

Organizar o movimento do pescoço: um bom caminho para "tirar o peso dos ombros".

Associando as duas postagens anteriores sobre a vértebra atlas e o alongamento axial quero dar algumas sugestões sobre movimentos do pescoço que incluo em todas as minhas aulas. Tenho tido um retorno excelente dos alunos em relação à essa prática.

A intenção é mover a cabeça sobre a estrutura atlas/áxis e tão somente sobre ela, percebendo seus espaços e sua mobilidade.

O movimento no plano frontal.
Coloquem as duas mãos - mais especificamente os dedos unidos, nas laterais do pescoço. O dedo mínimo se posicionará encaixado abaixo da mandíbula. Os braços dobrados repousam sobre o tórax e os ombros ficam bem soltos.
Faça movimentos suaves apenas de um lado para o outro com o pescoço macio e relaxado.
Os dedos não deverão sentir nada, nenhuma espécie de tensão. As próprias mãos podem brincar com a cabeça empurrando-a suavemente de um lado para o outro.
Quando sentir a cabeça movendo-se com o mínimo de esforço, tire as mãos e procure realizar o movimento com a mesma leveza.
Imagine que você tem um pincel preso na ponta da cabeça e que vai pincelar uma pequema faixa no teto, de um lado para o outro. a cabeça pende suave de uma lado para o outro.
Outra imagem interessante é a de que temos um fio ao longo de cada lado do pescoço. O fio de um lado vai cedendo lentamente e deixa a cabeça ir pendendo suave para um dos lados - a intenção é não ativar nada no sentido de puxar a cabeça, mas simplesmente deixá-la ir, mantendo relaxado o lado côncavo (para onde a cabeça cai).
Atenção é um exercício de mobilidade do pescoço / cabeça (atlanto-occipital e atlanto-axial) e não de alongamento.

Experimentem e me contem!

3 comentários:

dayse disse...

oi Silvia, não só adorei esses ultimos posts como ja testei em mim e em uma paciente que possui uma retificação cervical "linda" e nenhuma consciência de sua postura segurando o mundo nas costas... e é claro.. ela adorou!! descobriu que tem uma cervical embaixo daquela tensão toda!!

bjuss

Silvia Gomes disse...

Oi Dayse, que bom então que foi útil!! Falta a última parte, o plano sagital - o melhor para a retificação porém o mais difícil! Vou fotografar para ficar masi fácil a compreensão.Beijos!

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,

Minha foto
Sampa, SP, Brazil
Mulher, mãe, professora de Ed. Física, instrutora de Pilates, uma apaixonada pelo movimento: o meu, o seu, o de todos nós, o de todas as coisas..