sexta-feira, 23 de novembro de 2007

"Olha a postura!"


"Endireita as costas!"!
Quem já não ouviu essas frases?
E vamos combinar: coisa bem mais fácil de falar do que fazer!
A resposta motora à essas perguntas é, geralmente , um espremer de escápulas na tentativa de abrir na marra um peito que não está pronto para isso e não vai ceder por mais do que alguns segundos.
Também tem aqueles casos de quem ouviu tanto a famosa frase e suas variações que consegue manter as escápulas amarradas lá atrás por anos (ou até pela vida toda).
São tentativas de organizar a postura utilizando músculos grandes, que não tem essa função e só geram mais desconforto e tensão.
O fato é que manter uma postura bacana, o que inclui ombros relaxados, peito e costas amplos, não é coisa tão simples quando levamos anos construindo o que somos e como estamos hoje.
Quando me pedem dicas para organizar a postura em pé, eu sempre me remeto ao crescer.
"Mas crescer para onde", me perguntam?
Para o céu, para o teto, em direção à qualquer coisa que esteja acima. Pensar na cabeça como um balão de gás (já dei essa dica no movimento da cabeça) que realmente te suspende, te leva para cima.
Associe-se a esse "crescer" o soltar os ombros: relaxá-los, amaciá-los, suavizá-los, derretê-los.
Lembrem-se: ombros soltos, para baixo e cabeça flutuante, para cima.
A idéia é ir no sentido contrário à gravidade: ela puxa para baixo, então nós iremos para cima descobrindo os espaços de nossas articulações e abrindo espaço no ar, ocupando-o!
Em relação à orientação aos alunos é importante que haja um bom "estar em pé" inicial para que fique clara a posição de retorno após a execução do movimento.
Experimentem e me contem! beijo.

3 comentários:

Analu disse...

Oi Silvia. Parabéns pelo blog, está ótimo. A expressão "crescer" funciona mesmo, às vezes eu falo cresce pelo cabelo e dou uma puxadinha de leve no cabelo para cima. Uma dica, para pessoas com encurtamento de isquiotibiais vale a pena colocar um banquinho, para que consiga esse alongamento axial.
Bjs

Silvia Gomes disse...

É verdade Analu! Bem lembrado. Vou acrescentar essa dica numa próxima postagem com dicas para o sentar-se bem! Especialmente nos exercícios que iniciam sentados e precisam dessa limpeza para o aluno iniciar e ter clareza de para onde retornar. Beijão!

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,

Minha foto
Sampa, SP, Brazil
Mulher, mãe, professora de Ed. Física, instrutora de Pilates, uma apaixonada pelo movimento: o meu, o seu, o de todos nós, o de todas as coisas..